PUBLICIDADE

Publicidade

CBF atende clubes e suspende rodadas do Brasileirão por causa das chuvas no RS

Pedido de adiamento foi oficializado por 15 times do campeonato e acatado pela entidade nesta quarta-feira

Foto do author Bruno Accorsi
Por Bruno Accorsi
Atualização:

A CBF decidiu suspender as rodadas 7 e 8 do Brasileirão, conforme anunciou nesta quarta-feira, após consultar os 20 clubes do campeonato e receber de 15 deles o pedido de suspensão em solidariedade ao Rio Grande do Sul, que atravessa um desastre ambiental causado por fortes chuvas que têm elevado o nível do lago Guaíba. Com isso, a competição nacional não deve ter partidas antes do dia 1º de junho, para quando está prevista a nona rodada.

PUBLICIDADE

Os clubes favoráveis ao adiamento das partidas foram Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco.

Também foi levada em consideração a solicitação feita anteriormente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados. Até então, apenas os jogos das equipes gaúchas estavam suspensos. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Red Bull Bragantino são os times que não se manifestaram a favor da paralisação.

Estádio Beira-Rio, do Internacional, em foto registrada no domingo, 12. Foto: Andre Penner/AP

“Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil. Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”, diz o comunicado da CBF.

“Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário”, conclui.

Anteriormente, a CBF havia anunciado que tomaria uma decisão sobre a paralisação do campeonato durante Conselho Técnico Extraordinário marcado para dia 27 de maio. A reunião está mantida, na mesma data, com o intuito de debater outros temas, como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

A suspensão anunciada nesta quarta-feira é exclusivamente do Brasileirão. A princípio, a Copa do Brasil, também organizada pela CBF e que tem jogos na semana que vem, continua sendo disputada normalmente, com exceção das partidas envolvendo o quarteto gaúcho Grêmio, Internacional, Juventude e Ypiranga.

Publicidade

Já nos campeonato organizados pela Conmebol houve uma realocação de datas para as partidas de equipes do Rio Grande do Sul. Os dois próximos duelos continentais de Grêmio, pela Libertadores (Huachipato e Estudiantes), e do Internacional (Real Tomayapo e Delfin), pela Copa Sul-Americana, foram deslocados para os dias 4 e 8 de junho.

O Grêmio anunciou, nesta quarta, que vai mandar essas partidas no Couto Pereira. Já os treinos da equipe serão realizados até o dia 26 no CT do Corinthians, em São Paulo.

Confira os jogos do Brasileirão que foram suspensos pela CBF:

7ª rodada

Vitória x Atlético-GO

Fortaleza x Athletico-PR

Vasco x Flamengo

Criciúma x Palmeiras

Atlético-MG x Bahia

Publicidade

Corinthians x Botafogo

São Paulo x Cruzeiro

Grêmio x Bragantino (adiado desde 07/05)

Fluminense x Juventude (adiado desde 07/05)

Cuiabá x Internacional (adiado desde 07/05)

8ª rodada

Cruzeiro x Cuiabá

Bahia x Fortaleza

Publicidade

Botafogo x Fluminense

Palmeiras x Vasco

Red Bull Bragantino x Atlético-MG

Athletico-PR x Criciúma

Atlético-GO x Corinthians

Juventude x Vitória (adiado desde 07/05)

Internacional x São Paulo (adiado desde 07/05)

Publicidade

Flamengo x Grêmio (adiado desde 07/05)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.