PUBLICIDADE

Palmeiras busca meia do Novorizontino para reforçar elenco depois do Paulistão

Jogador atende a critérios de contratações feitos pelo técnico Abel Ferreira; veja quando ele estreia no Alviverde

Por Leonardo Catto
Atualização:

O Palmeiras ainda busca reforços para consolidar o elenco à disposição de Abel Ferreira em 2024. O próprio técnico já descreveu posições que ainda carecem de jogadores e quais características espera que a direção busque. Entre as possibilidades, o jovem Rômulo, do Novorizontino, foi anunciado nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

Meia de 22 anos, o atleta já teve passagem na base do Athletico-PR, antes de ir para a Matonense, que atualmente disputa a Série A3 do Paulista. Ele chegou ao Novorizontino em 2020, ainda para o time sub-20. No começo de 2022, Rômulo passou a ser aproveitado no elenco principal. Na Série B de 2023, em que o Novorizontino terminou em quinto lugar e quase conseguiu acesso para a elite do futebol nacinal, Rômulo foi peça-chave do time de Eduardo Baptista. Na temporada toda, foram 11 gols e nove assistências em 51 jogos.

O jogador assinou vínculo com o Palmeiras até o fim de 2028 e se junta ao elenco após o Campeonato Paulista, disponível para os demais torneios da temporada. A compra foi por 70% dos direitos econômicos do atleta. O Novorizontino continua com 30%.

Rômulo foi apresentado nesta terça-feira no Palmeiras. Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

“É um sentimento de felicidade vestir a camisa do Palmeiras. É um sonho que está virando realidade. Agora é dar o meu melhor aqui dentro do clube e buscar coisas boas”, afirmou o meia. Em 2021, ele ajudou no acesso do Novorizontino da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. Ganhou ainda mais espaço em 2022 e teve em 2023 o seu ano de destaque, sendo um dos principais jogadores da equipe na campanha que, por pouco, não levou o Novorizontino à Série A do Brasileirão – os paulistas terminaram na quinta colocação a um ponto de Criciúma e Atlético-GO, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Como joga Rômulo, novo reforço do Palmeiras

O meia demonstra versatilidade nas escalações do Novorizontino. Na Série B, ele chegou a jogar pelos dois lados, tanto como ponta quanto mais recuado e até centralizado. No empate contra o Palmeiras, na estreia do Paulistão, ele fechava a segunda linha de quatro jogadores. Já na vitória diante do Corinthians, Rômulo apareceu mais a frente, quase como um atacante.

O cumprimento de funções defensivas sem perder a capacidade de articulação do jogo na parte ofensiva é algo pedido por Abel Ferreira, já que é um papel feito por Raphael Veiga no Palmeiras. O treinador já comentou que quer uma opção para o camisa 23. “Quero também um meia-atacante que possa fazer a vez do Veiga. Como fomos buscar ano passado o Artur, que compramos por 8 milhões de euros e vendemos por 15 milhões de euros. É preciso entender esse tipo de jogador, que tem entre 23 e 25 anos, que o clube investe e depois recupera (financeiramente)”, afirmou Abel, após a vitória contra o Santos pelo Estadual.

Cauly, do Bahia, foi tentado, mas não teve a proposta aceita pelo Grupo City. Maurício, do Internacional, também já foi sondado. Ele está servindo a seleção olímpica ao lado de Endrick na Venezuela, mas o clube gaúcho ainda acredita em uma venda para a Europa.

Publicidade

Outro ponto que Rômulo ainda pode cumprir na lista de Abel é ser destaque no Paulistão. O português defende que o Estadual seja aproveitado para encontrar novos talentos. Foi o caso de Richard Ríos, contratado junto ao Guarani, no ano passado. Rômulo ainda não foi às redes nos primeiros cinco jogos do Novorizontino, mas foi titular em todos da campanha invicta que o time faz até então. O clube é o segundo colocado do Grupo D, com 9 pontos. São duas vitória se três empates.

Fã de Raphael Veiga, Rômulo chega para ser alternativa ao meia

Rômulo tem como referência o meia Raphael Veiga. Ele, inclusive, pediu a camisa do palmeirense no último encontro entre as equipes. “Eu tenho uma história legal com o Veiga. Na primeira rodada do Paulista deste ano, no jogo contra o Palmeiras, eu falei para ele que ele era uma referência para mim pela posição, que sempre estou acompanhando e pedi a camisa para ele. Ele me deu a camisa e deu também conselhos, conversou comigo com tranquilidade e respeito”, confidenciou. “Sobre o elenco todo do Palmeiras, é aquilo: antes eu só via no videogame, agora estar ao lado deles é um sonho realizado”, destacou.

O Palmeiras já anunciou, para esta temporada, Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues e Caio Paulista e Lázaro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.