PUBLICIDADE

Publicidade

Copa América tem aumento no limite de inscritos e Dorival pode chamar mais três jogadores

Número de convocados permitido pela Conmebol subiu de 23 para 26, mas ampliar a lista é opcional para as comissões técnicas

Foto do author Bruno Accorsi
Por Bruno Accorsi
Atualização:

A Conmebol anunciou, nesta quinta-feira, que o limite de inscrições para a Copa América subiu de 23 para 26 jogadores, portanto o técnico Dorival Júnior pode fazer mais três convocações para a seleção brasileira. Incluir novos nomes, contudo, não é obrigatório, e a decisão fica a cargo de cada comissão técnica participante do torneio continental.

PUBLICIDADE

Caso a opção seja por chamar mais três atletas, é necessário que a confederação mantenha o total de 50 pessoas na delegação, já que o limite está relacionado aos gastos cobertos pela organização do evento, caso de acomodação, refeições, transportes, entre outros. Então, se delegação já for composta 50 profissionais, três têm de ser cortados para a inclusão dos jogadores extras.

“Assim, se uma Associação Membro da CONMEBOL (AMP) decidir registrar mais de 23 jogadores, ela deverá automaticamente registrar menos oficiais e membros da comissão técnica para totalizar 50 membros na delegação (por exemplo, se uma AMP escolher registrar 26 jogadores, o número de oficiais registrados na Lista de Boa Fé deve ser de 24 membros)”, explicou a entidade.

Dorival Júnior pode chamar mais três nomes para a seleção brasileira. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Os novos convocados precisam estar na lista provisória que foi enviada à Conmebol no dia 5 de maio. Não houve mudanças relativas ao limite de membros da delegação no banco de reservas em dias de jogo, que permanece em 23, incluindo jogadores e comissão técnica.

“O número máximo de membros da delegação no banco nos dias de jogo permanece em 23, incluindo jogadores e equipe técnica. No caso de uma AMP optar por escalar 26 jogadores – 11 em campo e 15 no banco, o número máximo de oficiais no banco deve ser de 8, por exemplo. É importante mencionar que as equipes podem levar um máximo de 15 jogadores reservas no banco em cada dia de jogo, e um mínimo obrigatório de 7 atletas”, comunicou a Conmebol.

O Brasil está no Grupo D da Copa América e estreia dia 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles, às 22 horas (horário de Brasília). Colômbia e Paraguai são os outros integrantes da chave.

Confira a convocação de Dorival Júnior para a Copa América:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City).
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto).
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG).
  • Meias: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham).
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona), Vini Jr. (Real Madrid).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.