PUBLICIDADE

David Luiz é o melhor jogador da Copa do Mundo até as oitavas

De acordo com os números da Fifa, o zagueiro brasileiro está a frente de craques como Neymar, Messi e Robben neste Mundial

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

David Luiz não está em alta apenas entre jogadores, comissão técnica da seleção brasileira e os torcedores. Ele foi apontado pela Fifa como o melhor jogador da Copa do Mundo em avaliação feita depois das oitavas de final, superando estrelas como o argentino Messi, Neymar e o holandês Robben. A escolha é feita com base nas estatísticas oficiais da entidade, e o zagueiro teve nota 9,79, à frente do colombiano James Rodríguez (9,74), Benzema (9,7), Robben (9,66), Vertonghen (9,62) e o companheiro Neymar (9,59). Messi, com 9,45, é somente o 11º no ranking. O jogador brasileiro saiu-se bem nas quatro partidas da seleção até agora, embora não tenha sido eleito o melhor de nenhuma delas - a votação do craque do jogo é popular. Na comissão técnica da seleção, é considerado o jogador mais importante, depois de Neymar, não só pelo que faz em campo, mas também pelo espírito de liderança e pela capacidade de superação - jogou contra o Chile com fortes dores nas costas e, mesmo assim, comportou-se com garra.

Os companheiros de seleção também consideram o camisa 4 do Brasil como fundamental Foto: Alex Silva/Estadão

Os jogadores também consideram David Luiz fundamental dentro e fora de campo. "Ele é alegre, feliz. Incentiva muito, mas cobra muito também. Ajuda bastante a gente", disse, ontem, Neymar. "É um dos caras mais importantes do time. Com ele não tem tristeza. Já brinquei com o David, dizendo que, se ele estiver triste, o time todo vai ficar triste." Para o técnico Luiz Felipe Scolari, o entusiasmo de David Luiz incendeia o grupo. "Além de ser um excelente jogador, ele tem uma personalidade forte. Não tem tempo ruim. É um líder nato." Capitão do time, Thiago Silva diz dividir com outros atletas a liderança do grupo, entre eles David Luiz. E explica por que o jogador, que também será seu parceiro de zaga no Paris Saint-Germain, é um dos mais influentes da equipe nacional: "O David é explosivo, ele dá umas duras de vez em quando, que não estamos acostumados. Mas faz parte do perfil dele", disse Thiago. A seleção da Copa do Mundo, de acordo com as estatísticas da Fifa, é a seguinte: Claudio Bravo (Chile, 9,26), Vertonghen (Bélgica, 9,62), Thiago Silva (Brasil, 9,56), David Luiz (Brasil, 9,79) e Djourou (Suíça, 9,5); Lahm (Alemanha, 9,41), Perisic (Croácia, 9,53), James Rodríguez (Colômbia, 9,74) e Di Maria (Argentina, 9,43); Robben (Holanda, 9,66) e Benzema (França, 9,7). Na primeira fase do torneio, David Luiz já tinha sido considerado o melhor do Brasil e também o zagueiro com mais alto desempenho entre as 32 seleções. O colombiano James Rodríguez era o melhor jogador do torneio até então. O zagueiro brasileiro superou Rodríguez na contagem geral porque, na última partida, obteve pontuação superior à do colombiano - o defensor fez um gol, confirmou seu pênalti e bloqueou um chute de Aránguiz. Rodríguez marcou os dois gols que eliminaram o Uruguai.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.