PUBLICIDADE

Filipe Luís é anunciado como técnico do sub-17 do Flamengo após recusar cargo na seleção brasileira

Recém-aposentado, ex-lateral de 38 anos tinha oferta para ser coordenador técnico do Brasil, mas declinou proposta para seguir carreira de treinador

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Filipe Luís foi anunciado como o novo técnico do time sub-17 do Flamengo. O ex-lateral-esquerdo de 38 anos, que pendurou as chuteiras ao fim da última temporada, tinha o desejo de seguir a carreira de treinador e recentemente negou uma oferta de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para ser o novo coordenador técnico da seleção brasileira.

PUBLICIDADE

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o ex-atleta Filipe Luís é o novo técnico do Sub-17 rubro-negro. O profissional inicia os trabalhos na próxima segunda-feira (22)”, escreveu o clube, em nota oficial publicada no X (antigo Twitter).

No ano passado, Filipe Luís concluiu a Licença B da CBF Academy, tornando-se apto a treinar equipes de categorias de base. Atualmente, ele realizando todos os cursos para tirar as licenças necessárias para comandar equipes profissionais.

Filipe Luís pendurou as chuteiras em dezembro de 2023 e seguirá a carreira de treinador,  Foto: Mauro Pimentel/ AFP

Natural de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Filipe Luís começou a carreira no Figueirense e se transferiu para o Ajax, da Holanda, após seu primeiro ano de profissional do no Brasil. Na Europa, acumulou passagens também pelo Real Madrid B, Deportivo La Coruña, Chelsea e Atlético de Madrid, time do qual é ídolo e conquistou títulos importantes, como a La Liga (2), Supercopa da Uefa (2) e a Liga Europa (2).

As boas atuações pelo Atlético levaram Filipe Luís à seleção brasileira. Ele foi chamado pela primeira vez pelo técnico Dunga, em 2009, e fez partes dos elencos que conquistaram a Copa das Confederações (2013) e a Copa América (2019). Ele também esteve presente na Copa América Centenário (2016) e na Copa do Mundo da Rússia (2018).

Em 2019, Filipe Luís retornou ao Brasil para encerrar a carreira no Flamengo, seu time do coração. Ao todo, foram 11 títulos conquistados ao longo de 176 partidas e quatro gols marcados. Ele ajudou o clube carioca a conquistar duas Libertadores, dois Brasileiros, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três Estaduais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.