PUBLICIDADE

Holandês serve de inspiração para técnico da Costa Rica

Jorge Luis Pinto revela admiração por Rinus Michels, treinador da Holanda na época do "carrossel holandês", na década de 70

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Prestes a enfrentar a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo, neste sábado, em Salvador, o treinador da Costa Rica tem como referência justamente o futebol holandês. O colombiano Jorge Luis Pinto não esconde sua admiração por Rinus Michels, uma referência no futebol mundial, que montou o "carrossel holandês" na década de 70. Estudante na cidade alemã de Colônia no início da década de 80, o colombiano lembra bem do contato que teve com o técnico holandês na época. "Naqueles anos, eu passava meus dias assistindo os treinos e conversando com ele. Quando eu não tinha aula na universidade, eu ia até o clube. Vi muitas coisas e aprendi muito", contou Pinto, citando o período em que Rinus Michels comandou o Colonia, entre 1980 e 1983, conquistando a Copa da Alemanha uma vez.

Jorge Luis Pinto é fã do holandês Rinus Michels Foto: Paulo Whitaker/Reuters

PUBLICIDADE

Considerado o criador do "futebol total", o técnico holandês ganhou notoriedade nos anos 70 pelo estilo de jogo inovador das equipes que treinava. Seus jogadores atuavam em bloco, no ataque e na defesa, e não guardavam posição fixa.

Os resultados de Rinus Michels mais importantes naquela década foram o título europeu de clubes com o Ajax em 1971, o vice-campeonato da Copa de 1974 com a Holanda e a conquista do Campeonato Espanhol de 1974 com o Barcelona, contando com Johan Cruyff de destaque nas três equipes. Em 1988, já sem o craque, ganhou com seu país a Eurocopa de 1988, com time que tinha Marco Van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard. Morreu em 2005, por complicações pós-operatórias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.