PUBLICIDADE

Publicidade

Libertadores e Sul-Americana: histórico, datas, horários e onde assistir às semifinais

Palmeiras, Fluminense, Internacional, Corinthians e Fortaleza sonham com a conquista dos torneios continentais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

As quartas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana terminaram nesta quinta-feira definindo os confrontos da próxima fase dos torneios continentais. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou datas e horários das partidas diante das escolhas das emissoras que detêm os direitos de transmissão.

Libertadores

PUBLICIDADE

Pela Libertadores, Palmeiras, Boca Juniors, Fluminense e Internacional estão na luta pela “Glória Eterna”. O time alviverde, tricampeão do torneio, medirá forças com os argentinos, que somam seis títulos. Do outro lado da chave, o duelo entre colorados bicampeões e tricolores, que ainda buscam seu primeiro troféu, garante um brasileiro na decisão, no Maracanã, no dia 4 de novembro.

O Palmeiras, melhor equipe da primeira fase, tem o privilégio de jogar em casa a partida decisiva. O primeiro confronto com o Boca Juniors, dono da quarta melhor campanha, será realizado na mítica Bombonera, e o duelo de volta, no Allianz Parque. Inter e Fluminense foram líderes de seus grupos, mas os gaúchos somaram 12 pontos, dois a mais que os cariocas. Assim, os brasileiros se enfrentam no Maracanã na ida e no Beira-Rio na volta.

A taça mais almejada do continente conhecerá seu dono no Rio, no dia 4 de novembro. Foto: Cesar Olmedo/ Reuters

Datas, horários e onde assistir às semifinais da Libertadores

Ida

  • 27/09 (quarta-feira) - 21h30 - Fluminense x Internacional - Maracanã - Globo e Paramount+
  • 28/09 (quinta-feira) - 21h30 - Boca Juniors x Palmeiras - La Bombonera - ESPN e Star+

Volta

  • 04/10 (quarta-feira) - 21h30 - Internacional x Fluminense - Beira-Rio - Globo e Paramount+
  • 05/10 (quinta-feira) - 21h30 - Palmeiras x Boca Juniors - Allianz Parque - ESPN e Star+

Copa Sul-Americana

Na Copa Sul-Americana, duas equipes brasileiras continuam na busca pela “Grande conquista”. Corinthians e Fortaleza serão os representantes do País na semifinal. Enquanto a equipe alvinegra enfrenta o time do Nordeste, a equatoriana LDU, que despachou o São Paulo, medirá forças com o argentino Defensa y Justicia, que derrubou o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro.

Diante dos critérios estabelecidos pela Conmebol, serão mandantes dos jogos de volta as equipes que registraram as melhores campanhas na fase de grupos, tendo prioridade em relação às que vieram da Libertadores, caso do Corinthians.

Publicidade

Troféu da Copa Sul-Americana ainda tem quatro concorrentes. Foto: Mariana Greif/ Reuters

Por isso, o Defensa y Justicia, que teve a 4ª melhor campanha, faz o jogo de ida na casa da LDU (6ª), em Quito, e definirá a classificação diante do seu torcedor. Do outro lado da chave, o Fortaleza, que obteve a terceira melhor campanha, visitará o Corinthians na ida e jogará em casa a partida decisiva.

Datas, horários e onde assistir às semifinais da Sul-Americana

Ida

  • 26/09 (terça-feira) - 21h30 - Corinthians x Fortaleza - Neo Química Arena - SBT, ESPN e Star+
  • 27/09 (quarta-feira) - 19h - LDU x Defensa y Justicia - Casa Blanca - Paramount+

Volta

  • 03/10 (terça-feira) - 21h30 - Fortaleza x Corinthians - Arena Castelão - SBT, ESPN e Star+
  • 04/10 (quarta-feira) - 19h - Defensa y Justicia x LDU - Estádio Florencio Sola - Paramount+

Histórico dos confrontos da Libertadores

Palmeiras x Boca Juniors

O Palmeiras não carrega um bom retrospecto sobre o Boca Juniors em duelos eliminatórios. Os times já se enfrentaram em 25 oportunidades, incluindo Libertadores, Mercosul e amistosos. O time alviverde venceu oito jogos, empatou 13 e perdeu quatro.

PUBLICIDADE

Na Libertadores, os times decidiram uma final (2000) e duas semifinais (2001 e 2018), as duas primeiras marcadas por polêmicas de arbitragem. Nas três, o Boca levou a melhor. Na edição de 2018, um recorde: as equipes se enfrentaram quatro vezes. Na fase de grupos, vitória do Palmeiras em Buenos Aires e empate no Allianz Parque. Nas semifinais, derrota na capital argentina e novamente uma igualdade na arena alviverde.

O Boca também foi o convidado do Palmeiras para o último jogo do antigo Estádio Palestra Itália, em 2010, antes da reforma que o transformaria em Allianz Parque. No placar, vitória xeneize por 2 a 0. O time palmeirense, porém, ostenta uma marca histórica: aplicou a maior goleada já sofrida pelo Boca na história da Libertadores, um 6 a 1, em 1994.

Boca Juniors e Palmeiras duelaram pela última vez em 2018. Foto: Marcos Brindicci/ Reuters

Internacional x Fluminense

Inter e Fluminense já se encontraram 75 vezes. A mais recente foi pelo Brasileirão, em julho, com vitória tricolor por 2 a 0, pela 14ª rodada. A vantagem no histórico é do conjunto colorado. São 31 triunfos gaúchos, 22 empates e 22 vitórias tricolores.

Publicidade

Os times jogaram pelas oitavas de final da Libertadores de 2012. O Fluminense levou a melhor, ao ganhar por 2 a 1 em casa após empatar sem gols no Sul.

Histórico dos confrontos da Sul-Americana

Fortaleza x Corinthians

Fortaleza e Corinthians já se enfrentaram em 30 ocasiões na história. A vantagem do duelo é alvinegra, com 19 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. A equipe do Parque São Jorge anotou 53 gols e sofreu 24. O último duelo entre as equipes ocorreu em 8 de maio e terminou empatada por 1 a 1. No Brasileirão, elas voltam a se encontrar no dia 14 de setembro.

Corinthians e Fortaleza empataram em maio pelo Brasileirão. Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Os dois adversários dessa semifinal mediram forças duas vezes em mata-mata. Em ambas, o Corinthians saiu classificado. Nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2004, os times empataram sem gols no Pacaembu e por 1 a 1 no Castelão. A equipe paulista ficou com a vaga pelo critério do gol fora de casa, em vigor à época.

Na edição de 2008 do mesmo torneio, em que o Corinthians foi vice-campeão, o duelo aconteceu ainda na segunda fase. O Fortaleza perdeu os jogos de ida por 2 a 1, no Castelão, e de volta, no Morumbi, por 2 a 0. O clube alvinegro chegou até a final, mas viu o Sport se sagrar campeão.

LDU x Defensa y Justicia

LDU e Defensa y Justicia mediram forças na edição de 2022 da Copa Sul-Americana. Na fase de grupos, a equipe equatoriana venceu o primeiro jogo, na Argentina, por 2 a 1. Em Quito, o duelo terminou empatado por 2 a 2.