PUBLICIDADE

Dia dos Namorados: época de sorteios nos shoppings

Para entusiasmar ainda mais o consumidor para as compras do Dia dos Namorados, os shoppings de São Paulo já estão em clima de promoções. São sorteios com prêmios de encher os olhos, como carros de luxo, motos, tablets, televisores de LCD e viagens ao exterior

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SUZANE G. FRUTUOSO Para entusiasmar ainda mais o consumidor para as compras do Dia dos Namorados, os shoppings de São Paulo já estão em clima de promoções. São sorteios com prêmios de encher os olhos, como carros de luxo, motos, tablets, televisores de LCD e viagens ao exterior. Alguns shoppings também estão com descontos que chegam até 50% nas mercadorias. Essa, porém, não é a regra para a época. "Os lojistas não realizam liquidações agora porque o consumidor está interessado em comprar. É um momento de vendas forte", diz o gerente geral do Shopping Praça da Moça, em Diadema, Marcos Evangelho. "É possível, por exemplo, levar duas camisas com a segunda peça saindo por um preço menor. Mas o foco é mesmo nos sorteios variados", diz. No calendário dos lojistas, o Dia dos Namorados está entre os mais importantes, assim como Dia das Mães e Natal. A expectativa é que as vendas sejam até 15% maiores do que no ano passado. No Shopping Pátio Paulista houve uma surpresa no Dia das Mães. O gasto médio dos clientes foi de mais de R$ 1 mil. O esperado é que os casais não fiquem muito atrás ao trocarem presentes entre si. "Acreditamos que os gastos com os presentes girem em torno de R$ 800", diz a gerente de marketing Liane Borges. Se a vontade de agradar já desperta tanta generosidade, com as promoções o estímulo para gastar é ainda maior. Para participar dos sorteios e eventos nos shoppings, o cliente deve gastar um valor determinado em compras, em média R$ de 300, para trocar por cupons. É aí que mora o perigo. "É uma forma dos shoppings intensificarem as vendas. A pessoa acaba gastando mais do que gostaria só para atingir o valor exigido e ter a oportunidade de fazer parte do sorteio", diz o professor do MBA Gestão de Riscos da Trevisan Escola de Negócios, Claudio Gonçalves.  "Há uma fantasia de se adquirir um produto fora do nosso alcance por um valor infinitamente menor", explica o professor. A possibilidade de ganhar, no entanto, é bem pequena. "São milhares de pessoas concorrendo. Vale mais exigir descontos ou melhores condições de pagamento na hora da compra", aconselha. Ele alerta que a ilusão do sorteio pode desorganizar o orçamento. Evangelho, do Shopping Praça da Moça, diz que prêmios que ficam expostos, como carros, por exemplo, aumentam o interesse do cliente em participar dos sorteios. Liane, do Pátio Paulista, afirma que as promoções são responsáveis por um crescimento de 30% nas vendas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.