PUBLICIDADE

Campeão mundial de salto com vara e finalista nos Jogos do Rio morre aos 29 anos

Recordista canadense da modalidade, Shawn Barber enfrentava problemas de saúde e sofreu complicações médicas

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

AP - Shawn Barber, recordista canadense do salto com vara e campeão mundial na modalidade, morreu na quarta-feira, aos 29 anos, no Texas, Estados Unidos, após sofrer complicações médias. A causa da morte não foi esclarecida, mas o atleta estava enfrentando problemas de saúde.

PUBLICIDADE

“Mais do que apenas um atleta incrível, Shawn era uma pessoa de bom coração que sempre colocava os outros à frente de si mesmo”, disse Paul Doyle, agente de Shawn, na quinta-feira. “É trágico perder uma pessoa tão boa tão jovem.”

Barber foi destaque no salto com vara pela Universidade de Akron, onde conquistou campeonatos indoor consecutivos da NCAA em 2014 e 2015. Ele também ganhou a coroa outdoor da NCAA em 2015, antes de ganhar o ouro nos Jogos Pan-Americanos daquele ano.

Shawn Barber, campeão mundial e recordista canadense do salto com vara, morreu aos 29 anos.  Foto: Mark Schiefelbein/ AP

Ainda em 2015, no campeonato mundial de Pequim, na China, ele conquistou o ouro sobre o alemão Raphael Marcel Holzdeppe. Um ano depois, Barber chegou à final das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, em prova de salto com vara vencida pelo brasileiro Thiago Braz.

O melhor salto de Barber foi de 6 metros, em 15 de janeiro de 2016, em Reno, Nevada. Sua marca continua sendo o recorde canadense. Ele deixou sua mãe, Ann; pai, Jorge; e irmão, David.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.