PUBLICIDADE

É falso que Will Smith tenha criticado cobertura da imprensa sobre enchentes no Rio Grande do Sul

Perfil que faz dublagens falsas de vídeos de famosos inventou que ator teria falado que mídia estaria manipulando e distorcendo fatos sobre a catástrofe no Sul do País

Por Maria Eduarda Gomes
Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo que dubla a voz do ator americano Will Smith em português. No vídeo, ele parece criticar a Rede Globo sobre a cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo em questão foi publicado no perfil do Instagram do americano em março de 2018. Nele, o ator relembra que sempre é parado por pessoas que dizem ter o sonho de serem atores. No vídeo, ele dá conselhos para as pessoas seguirem seus sonhos: “Para alcançar seus objetivos, é preciso ter autodisciplina”. O Estadão Verifica não localizou declaração pública de Will Smith sobre a tragédia do Sul do País.

Conta no TikTok acrescenta dublagem falsa sobre vídeo do ator Will Smith. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Saiba mais: O perfil responsável pela divulgação do vídeo costuma compartilhar outras dublagens falsas com artistas internacionalmente famosos. A conta do TikTok resgatou o vídeo de 2018 de Smith e acrescentou uma dublagem em português, com falas que acusam a mídia e, principalmente, a Rede Globo, de distorção e manipulação de fatos sobre a catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul. O vídeo acumulou mais de 20 mil curtidas.

A dublagem é cheia de frases de efeito, como: “Os brasileiros merecem transparência e honestidade, pois somos um povo honesto e trabalhador”. Os comentários do vídeo são de pessoas comemorando e aplaudindo as falas atribuídas ao ator, como se fossem verdade. “Will Smith, obrigada por estar conosco nesse momento tão difícil”, publicou uma conta. “Representando nosso Brasil, você está certo”, comentou outro perfil da rede social.

Para descobrir a origem do vídeo usado na dublagem, usamos a busca reversa de imagens (aprenda como fazer). Encontramos vídeos que reproduziram o conteúdo publicado por Will Smith. Veja abaixo (em inglês).

Quais artistas internacionais falaram sobre o Rio Grande do Sul?

O ator americano não se pronunciou sobre a catástrofe no Estado do Rio Grande do Sul em suas redes sociais. Alguns de seus colegas publicaram postagens sobre o tema. A atriz Viola Davis, por exemplo, divulgou um post no Instagram sobre as chuvas. A cantora Beyoncé, por meio da fundação Beygood, pediu doações à Central Única das Favelas (Cufa).

O cantor e ex-integrante do grupo One Direction Louis Tomlinson fez uma doação de suprimentos às vítimas e disponibilizou pontos de coleta de doações em seus shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A cantora Katy Perry compartilhou um vídeo da supermodelo Gisele Bündchen que alerta sobre a situação de emergência e pede ajuda às vítimas.

Publicidade

Enchentes no Rio Grande do Sul deixaram mais de 100 mortos

O Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia climática de sua história. O grande volume concentrado de chuvas nos primeiros dias de maio deixou cidades debaixo d’água. Mais de meio milhão de pessoas foram desalojadas, e 80 mil perderam suas casas. Mais de cem pessoas já morreram.

O governo federal anunciou a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por 36 meses. Durante esse prazo, o Estado deixará de pagar R$ 11 bilhões que devem ser destinados para a sua reconstrução.

Como lidar com postagens do tipo: Confira no perfil do artista se ele divulgou alguma fala sobre o assunto em questão. Pesquise se veículos de imprensa confiáveis publicaram sobre o tema. Se um ator mundialmente famoso como Will Smith tivesse falado sobre o Rio Grande do Sul, ele teria destaque na cobertura.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.