PUBLICIDADE

‘Estadão’ e portal ’Interesse Nacional’ lançam parceria com artigos sobre relações internacionais

Criada pelo embaixador Rubens Barbosa, a publicação traz artigos de acadêmicos e diplomatas com discussões sobre as relações do Brasil com o resto do mundo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Estadão e o portal Interesse Nacional começam nesta segunda-feira 27 uma parceria de conteúdo que ampliará a oferta de análise e opinião da editoria de Internacional do jornal.

PUBLICIDADE

Criada pelo embaixador Rubens Barbosa, a publicação traz artigos de acadêmicos e diplomatas com discussões sobre as relações do Brasil com o resto do mundo e o posicionamento do País nas relações internacionais.

O portal está ligado ao Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), criado pelo diplomata para debater os temas internacionais que afetam as políticas públicas nacionais e seus reflexos na sociedade. O Estadão vai publicar dois artigos da Interesse Nacional por semana.

O embaixador Rubens Barbosa, durante gravação do programa Dois Pontos Foto: FELIPE IRUATA/ESTADAO

“A parceria é importante porque vai ajudar a reduzir o desinteresse sobre o que ocorre no exterior e qual o impacto desse novo mundo em transformação, qual é o impacto sobre o Brasil, sobre a economia, sobre a política, sobre as empresas”, disse Barbosa sobre a parceria.

“O portal Interesse Nacional, justamente, foi criado com esse objetivo. Assim, a análise sobre a China, Índia, Ásia no geral, sobre a economia, com ênfase nas novas restrições internacionais que estão ocorrendo dentro dessa nova economia que nós estamos vivendo, tudo isso vai poder ser, agora, divulgado mais amplamente com essa parceria do Interesse Nacional com o Estadão

O primeiro deles, de Sergio Florêncio, que foi embaixador do Brasil no Canadá, no Irã, onde testemunhou a revolução islâmica, e na ONU, vai ao ar hoje, às 22h. O texto trata da diplomacia do governo Lula 3, que na avaliação do embaixador busca de status e prestígio internacional, por meio do envolvimento em numerosas iniciativas que, sem uma estratégia definida, têm produzido uma política externa muitas vezes errática.

Neste mês, o jornal também lançou como novo colunista o jornalista Andrés Oppenheimer, Considerado pela revista Foreign Policy “um dos 50 intelectuais latino-americanos mais influentes” do mundo, como parte da reformulação de seus colunistas da editoria de Internacional, que conta ainda com Lourival Sant’Anna e Oliver Stuenkel.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.