Ataque aéreo israelense atinge TV estatal durante transmissão
Sede da rede fica em área de Teerã designada como alvo pelo Exército israelense. Crédito: Student News Network
TEL-AVIV E TEERÃ - Israel e Irã voltaram a trocar ataques aéreos na noite desta segunda-feira, 16, no começo do quinto dia de confronto no Oriente Médio. Enquanto sirenes de defesa aérea soaram em Teerã, o mesmo ocorreu em Tel-Aviv e no centro de Israel.
Segundo a agência estatal iraniana Fars, várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã.
Logo no começo da madrugada de terça no horário local (noite de segunda no Brasil), o Exército israelense acionou o protocolo de defesa contra ataques aéreos, que foi levantado pouco depois.
Os militares israelenses afirmam ter matado o major-general Ali Shadmani, descrito como o comandante militar mais graduado do Irã e a figura mais próxima do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. Ele estava no cargo há apenas quatro dias quando o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, o nomeou para substituir o tenente-general Gholamali Rashid, morto por Israel na sexta-feira.
O Exército acrescentou que Shadmani havia comandado tanto os Guardiões da Revolução Islâmica quanto as forças armadas iranianas.

Indicou que após “uma repentina oportunidade durante a noite, a (força aérea israelense) atacou um centro de comando no coração de Teerã e eliminou Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior em tempos de guerra, o comandante militar de mais alto escalão e a figura mais próxima” de Khamenei.
Em resposta, o Irã diz ter atingido centros militares em Israel. A Guarda Revolucionária do Irã afirmou que atingiu um centro de Inteligência militar israelense e o centro operacional do Mossad, a agência secreta de Israel, durante a madrugada, segundo a mídia estatal iraniana.
Leia também
The Ecoomist: Por que a guerra entre Israel e Irã virou um teste brutal de resistência, e o que pode acontecer?
Rodrigo da Silva: Como a geografia ajuda a explicar o conflito entre Irã e Israel
Análise: Trump terá de escolher entre diplomacia e apoio a Israel que envolverá EUA na guerra com o Irã
O Comandante iraniano Kioumars Heydari afirmou que os ataques contra Israel vão se intensificar nas próximas horas. Ele afirmou à agência Irna que centenas de drones irão atacar Israel nas próximas horas.
O conflito entre Israel e Irã entrou no 5º dia nesta terça, e já soma mais de 240 mortes, o Irã destruiu “alvos estratégicos” em Israel com a ajuda de drones, disse um alto oficial militar iraniano.
Os ataques ocorrem depois de um dia de ofensiva israelense no qual as Forças Armadas do país parecem agir com cada vez mais confiança: ordenando que os residentes evacuem partes de Teerã; insinuando antecipadamente que estava prestes a atacar o complexo da televisão estatal; e reivindicando “total superioridade aérea”, o que lhe permite atingir uma gama cada vez maior de alvos.
Outros ataques incluíram o quartel-general da Força Quds, unidade de elite do Irã, em Teerã, e infraestruturas de mísseis no oeste do país persa. A extensão das baixas ou danos não pôde ser verificada imediatamente de forma independente.
Em Teerã, os residentes ponderaram se deveriam se abrigar ou fugir da cidade, enquanto os postos de gasolina ficavam sem combustível e os serviços de internet e telefone eram interrompidos.
Desde que Israel começou a atacar o Irã na sexta-feira, os ataques israelenses mataram pelo menos 224 pessoas no Irã, de acordo com o Ministério da Saúde iraniano, e feriram mais de 1.400 pessoas. Em Israel, o governo disse que pelo menos 24 pessoas morreram e cerca de 600 ficaram feridas./ NYT E WPOST
Netanyahu diz que não descarta matar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei
Em entrevista à ABC News, premiê israelense respondeu sobre as relatos de que Trump havia vetado um plano para matar o aiatolá. Crédito: ABC News via AFP




