Cavalos do Exército fogem no centro de Londres e deixam quatro feridos

Animais se assustaram com o barulho provocado pela queda de um material de concreto

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Quatro pessoas foram encaminhadas a serviços médicos de saúde em Londres após um incidente envolvendo cavalos do Exército britânico na manhã desta quarta-feira, 24.

Equipes de saúde foram acionadas para atender ocorrências relacionadas aos cavalos em três locais diferentes da cidade por volta das 8h30 (4h30 no horário de Brasília). Em uma delas, uma ambulância socorreu uma pessoa que havia caído de um cavalo perto do Palácio de Buckingham, uma área onde estão localizados os estábulos de vários regimentos do Exército.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram um dos cavalos fujões da cavalaria real de Londres com sangue no peito Foto: Jordan Pettitt/AP

PUBLICIDADE

O incidente ocorreu a poucos metros do palácio, em uma saída de um grupo de sete cavalos da Cavalaria Doméstica, unidade de elite, que é responsável pela segurança da família real e participa de várias cerimônias.

O grupo estava passando pelo bairro de Belgravia, quando trabalhadores deixaram cair uma carga de concreto. Quatro dos cavalos derrubaram seus cavaleiros e um quinto, sem cavaleiro, também fugiu. Dois dos soldados conseguiram permanecer montados. Três soldados feridos foram levados a um hospital para serem avaliados.

Fotos compartilhadas nas redes sociais mostraram cavalos correndo pela Estação Victoria, um dos centros ferroviários mais movimentados da cidade, e ao longo da Strand, uma importante via no coração da capital. Um dos cavalos foi avistado perto da Tower Bridge e pelo menos dois conseguiram chegar a Limehouse – distante cerca de oito quilômetros do Palácio de Buckingham.

Um dos cavalos parecia ter sangue no peito e nas pernas após colidir com um veículo. O motorista de uma van disse que o animal trombou com o seu veículo. “Olhei pelo espelho retrovisor e os vi vindo justo atrás de mim. Nesse momento, tinha dois clientes atrás, fiquei preocupado com eles”, comentou à BBC um taxista chamado Robbie. “Felizmente, seguiram adiante, mas iam rápido”, acrescentou.

Os soldados dessa unidade pertencem ao regimento dos Life Guards, um dos regimentos da Cavalaria Doméstica de Londres. Eles saem caracterizados com capas vermelhas e plumas brancas adornando seus capacetes e são bem conhecidos pelos turistas. “Vários cavalos do Exército escaparam durante um exercício de rotina esta manhã”, confirmou um porta-voz das forças armadas. “Todos os cavalos foram controlados e devolvidos ao acampamento. Vários funcionários e animais ficaram feridos”, acrescentou a mesma fonte.

Publicidade

Os integrantes da cavalaria são soldados de elite. Seus integrantes são treinados para dirigir e operar veículos blindados em situações de combate, bem participar de cerimoniais onde exibem meticulosas coreografias com os cavalos. Eles desempenharam um papel importante na coroação do rei Carlos III e no funeral da rainha Elizabeth II.

Após o incidente, associações de proteção dos animais solicitaram que se pusesse fim à utilização de cavalos para este tipo de desfiles. /Com informações das agências internacionais /AFP e Washington Post

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.