PUBLICIDADE

Concurso de beleza que premia modelos geradas por IA tem ‘brasileira’ na disputa

Premiação terá recompensa em dinheiro e analisará influência que modelos têm nas redes sociais

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

Quando o assunto é inteligência artificial (IA), frequentemente fala-se sobre qual é a mais rápida, a mais eficiente, a mais completa. Mas e a mais bonita?

Acaba de ser criado, pela plataforma de conteúdo Fanvue, o que ela denomina o primeiro concurso de beleza de IA do mundo, o chamado World AI Creator Awards. Recentemente, foram divulgadas as dez finalistas, concorrendo a prêmios que totalizam US$ 20 mil para as três primeiras colocadas.

Conheça as modelos de IA concorrendo no concurso  Foto: @fanvue @ailyalou/Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

De acordo com a premiação, o objetivo é “celebrar as habilidades técnicas e o trabalho por trás de cada persona digital influencer ao redor do mundo”.

Entre as selecionadas, está uma modelo digital que é apresentada como “brasileira”, chamada Ailya Lou. Países como França e Índia também estão concorrendo.

“Estou muito feliz em ver Ailya sendo selecionada para a grande final. Ela é um projeto artístico que tem um significado enorme para mim como forma de entender como recriar mundos e pessoas para uma realidade ampliada”, afirmou Igi Lọ́lá Ayedun, a pessoa por trás de Ailya.

A inteligência artificial, que atua como influenciadora nas redes sociais, conta com quase onze mil seguidores no Instagram. Entre suas fotos, todas geradas por IA, estão imagens dela curtindo o carnaval, posando ao lado de amigos e até mesmo modelando em Paris.

Mais de 1,5 mil candidatas foram consideradas. A IA que levar o primeiro lugar ganhará US$ 13 mil, enquanto a segunda levará 5 mil e a terceira, 2 mil.

Publicidade

Para Sally Ann Facett, jurada de concursos de beleza, a originalidade e criatividade que envolvem Ailya Lou são dignos de destaque. “Você pode ver que sua criação é verdadeiramente única”, afirmou.

Até o final do mês, as três primeiras colocadas serão anunciadas. Segundo a organização, será levado em conta: a aparência das modelos e respostas para perguntas do tipo “se você tivesse um sonho para tornar o mundo um lugar melhor, qual seria?”; a influência que elas possuem nas redes sociais e dados de engajamento; e os prompts (ou comandos) utilizados para construí-las, além de detalhes a exemplo do plano de fundo de cada fotografia publicada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.