PUBLICIDADE

Congresso dos EUA permite que operadoras vendam dados de navegação de usuários

A decisão, cuja votação terminou por 215 a 205, pretende revogar regras de privacidade na internet outorgadas pela Federal Communications Comission (FCC)

Por Redação Link
Atualização:
É comum querer aprender uma linguagem de computação e nem saber por onde começar. Por sorte, hoje na internet existem várias plataformas que oferecem cursos gratuitos para quem quer aprender do zero. Na galeria, separamos algumas opções. Confira! Foto: FreeImages

O Congresso norte-americano votou nesta terça-feira, 28, uma nova regra que pode permitir a operadoras venderem os dados de históricos de navegação de seus usuários a outras empresas sem pedir permissão. 

PUBLICIDADE

A decisão, cuja votação terminou por 215 a 205, pretende revogar regras de privacidade na internet outorgadas pela Federal Communications Comission (FCC), agência reguladora de telecomunicações dos EUA, durante o governo Obama.

De acordo com as regras antigas, as operadoras deveriam obter permissão de seus consumidores antes de vender e compartilhar dados sobre navegação, informações financeiras e de saúde e até mesmo geolocalização para marketing. Agora, isso não será necessário – as regras, para começarem a valer, precisarão também ser aprovadas pela Câmara dos Deputados. 

No Congresso, a votação foi apertada: 215 representantes republicanos votando a favor, enquanto 190 democratas e 15 republicanos votaram contra.O voto é uma vitória para operadoras como AT&T, Comcast e Verizon, que se opunham fortemente às regras da FCC aprovadas durante o governo Obama. 

Durante a votação, a representante do Colorado,Jared Polis, alertou para a medida. "Esta resolução prejudica a privacidade fundamental para cada usuário da internet", disse Polis. "A partir de agora, com um provedor de banda larga, a maioria de nós não tem escolha."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.