PUBLICIDADE

Site que busca ‘gêmeos desconhecidos’ faz sucesso há quase uma década, mas exige cuidados

Twin Strangers promete encontrar pessoas similares a você pelo mundo e ainda permite o contato

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio
Atualização:

Vira e mexe, sites e apps que prometem encontrar por pessoas parecidas com você ao redor do mundo viralizam nas redes e geram curiosidade. Um dos mais antigos e populares é o Twin Strangers, site irlandês lançado em 2015 que oferece um serviço gratuito (mas com opções pagas) para encontrar um “gêmeo perdido” a partir de uma foto sua, permitindo ainda o contato entre as partes.

Há também diversas alternativas menos populares nas lojas digitais do Android e iOS, como o Twins Finder, mas em geral, os apps possuem um alto grau de reprovação dos usuários.

Site Twin Strangers supostamente encontra "gêmeos perdidos" pelo mundo Foto: Twin Strangers/Divulgação

PUBLICIDADE

Mas afinal, o Twin Strangers realmente funciona?

O site, que pede por uma foto sua de rosto para dar início à busca, faz uso de inteligência artificial (IA) para vasculhar por pessoas com aparência similar em sua base de dados de “milhões de perfis”, retornando com “centenas de resultados”, segundo a plataforma.

Contudo, antes que você se anime, os relatos de quem já usou são variados: há quem tenha encontrado suas “cópias” pelo mundo mas também, há casos em que o sistema foi incapaz de retornar com um resultado satisfatório. Segundo o Twin Strangers, 75% dos usuários obtiveram êxito em suas buscas.

Para usar o serviço, é preciso enviar uma foto sua de rosto (uma em que você esteja olhando diretamente para a câmera) e criar um cadastro no site, que está em inglês mas pode ser traduzido para o português com recursos do próprio navegador. Em seguida, o site vasculha seu banco de dados em busca de pessoas com aparência similar, oferecendo uma pontuação de semelhança e permitindo o envio de mensagens a cada uma delas. Se a pessoa ver a notificação e aceitar o contato, vocês poderão se comunicar.

Embora o site seja gratuito, há um número limitado de buscas por foto. Enviar diferentes fotos pode aumentar as chances do sistema encontrar pessoas parecidas com você. Quando seus créditos acabarem, é preciso comprar mais para continuar usando o serviço, o que pode ser feito usando um cartão de crédito internacional via plataforma Stripe.

Publicidade

É seguro usar o Twin Strangers ou aplicativos semelhantes?

O site afirma que as conexões são criptografadas para garantir a privacidade e segurança dos dados e que não armazena nenhuma informação de cartões de crédito.

Contudo, é preciso ter cautela em sites, aplicativos e testes de redes sociais que solicitam acesso a seus dados e fotos. Um dos maiores escândalos da história da internet, o Cambridge Analytica, começou com um simples teste de personalidade viral de Facebook que, a partir das respostas dos usuários, traçava seus perfis psicológicos, que depois seriam vendidos a partidos políticos sem seu consentimento. Aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros e 70 milhões de americanos foram afetados no caso - no total, 87 milhões de pessoas tiveram seus dados usados indevidamente.

Outro aplicativo que gerou desconfiança há alguns anos foi o FaceApp, que, por meio de inteligência artificial, aplica efeitos nas fotos de pessoas enviadas ao sistema, podendo rejuvenescê-las, envelhecê-las, mudar de gênero etc. Apesar da falta de evidências, o FBI considerou o aplicativo uma “potencial ameaça”, uma vez que a companhia por trás do app ficava sediada na Rússia, cujo governo de Vladimir Putin foi acusado de ter interferido nas eleições de 2016 dos EUA. Posteriormente, foi comprovado que o site vendia dados à anunciantes.

Além de correr o risco de ter seus dados e identidade usados sem seu consentimento, rastreados, vazados ou roubados, as informações e fotos cedidas podem estar sendo usadas para treinar sistemas de IA sem que você ganhe nada com isso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.