PUBLICIDADE

Após 'app espião', Apple bloqueia aplicativos internos do Google

Fabricante do iPhone entendeu que rival feriu suas regras para desenvolvimento de aplicativos

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Aplicativos internos do Google querodavam no iOS da Apple foram suspensos Foto: Thomas Peter/Reuters

Funcionários do Google não podem mais acessar versões de teste dos aplicativos ou app internos em iPhones. A Apple bloqueou os aplicativos usados pela rival sob a alegação de que o Google violou regras de privacidade seu sistema operacional, o iOS.

PUBLICIDADE

Entre os aplicativos que estavam sendo desenvolvidos pelo Google e que tiveram seus testes suspensos há novas versões do Google Maps, Hangouts e Gmail, segundo informou o site de tecnologia americano The Verge. Além disso, apps de uso institucional, como para o agendamento de transporte e alimentação, também estão suspensos.

A decisão da Apple acontece um dia depois de vir à tona o uso do aplicativo Screenwise Meter, criado pelo Google. O app foi projetado pela gigante para monitorar como as pessoas usam seus iPhones, semelhante ao que acontecia com o aplicativo de pesquisa do Facebook.

Na quinta-feira, 30, a Apple comunicou que revogaria os certificados "de qualquer desenvolvedor que use seus certificados corporativos para distribuir aplicativos aos consumidores”. Na ocasião, a Apple se referia ao uso indevido por parte do Facebook de seu programa corporativo que permite a distribuição de aplicativos internos dentro de uma empresa.

Em nota, o Google e Apple disseram que estavam trabalhando em conjunto para corrigir a suspensão dos aplicativos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.