PUBLICIDADE

Gemini, IA do Google, passa a funcionar no Gmail e nas Planilhas para tornar ferramentas mais úteis

Usuários do Google Labs poderão usar a ferramenta ainda neste mês de maio

Foto do author Soraia Joffely
Por Soraia Joffely
Atualização:

A inteligência artificial (IA) do Google, Gemini, agora vai estar embutida nas ferramentas de produtividade da companhia, como o Gmail e Planilhas. A novidade foi divulgada nesta terça-feira, 14, durante o Google I/O, principal evento da empresa no ano, e deve chegar a todos os usuários da plataforma ainda em junho deste ano.

No evento, a vice-presidente e gerente geral do Google Workspace, Aparna Pappu, apresentou o menu de resumo, nova configuração da IA atrelada ao correio eletrônico. Ali, o Gemini mostra um cartão móvel que gera um resumo de todas as informações importantes que o destinatário precisa saber.

Outra funcionalidade permitida pela IA no Gmail é a função de perguntas e respostas, que facilita a busca por qualquer assunto da caixa de entrada. Antes, o usuário teria de efetuar uma série de buscar no Gmail e, em seguida, recordar e comparar informações entre diferentes mensagens no correio eletrônico. As perguntas e respostas unificam essas várias buscas em resultados mais úteis para os usuários.

PUBLICIDADE

O bot de IA funciona como um colega de trabalho “sabe-tudo”. Dentro do e-mail, será possível pedir para o Gemini organizar as mensagens por assunto e encontrar documentos específicos na caixa de entrada - com isso, os usuários poderão conectar outras ferramentas do Google diretamente com o resultado da busca.

Ainda que todos os usuários tenham acesso à essa nova funcionalidade do Gemini no Gmail no mês de junho, as novas capacidades já serão implementadas em maio para os utilizadores do Google Labs.

IA do Google vai pode analisar conversas de e-mail e fornecer uma visão resumida diretamente no aplicativo Gmail. Foto: Google/Reprodução

Por meio da IA do Google disponível no painel lateral do Gmail, o usuário poderá fazer coisas como:

  • Resumir e-mails na sua caixa de entrada do Gmail;
  • Obter respostas sugeridas ainda mais detalhadas e diferenciadas com base no contexto do seu tópico de e-mail;
  • Resumir reuniões do Google Meet gravadas e disponíveis no Gmail ou no Drive;
  • Usar a funcionalidade específica de Perguntas e Respostas que oferecerá opções úteis, como “resumir este e-mail”, “listar as próximas etapas” ou “sugerir uma resposta”.

Publicidade

Google Planilhas

Na ferramenta Planilhas, o painel lateral da Gemini vai oferecer a opção de automatizar os recibos de despesas com perguntas e respostas de dados. A capacidade de organizar anexos no Drive vai gerar uma planilha e analisar dados.

O objetivo da IA do Google nessa ferramenta é automatizar os dados para que o fluxo de trabalho seja executado em todos os e-mails futuros, mantendo a pasta da unidade e a folha de despesas atualizadas.

O foco total do evento na IA Gemini permeou todos os anúncios da tarde - o que acabou escanteando o lançamento do Android 15, próxima geração do sistema operacional para celulares da companhia (os únicos anúncios para o sistema envolviam a IA da empresa).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.