Gmail, Docs e Meet: Google apresenta pacotão de novidades com IA para ferramentas de trabalho

Suíte de produtividade do Google está sendo turbinada com aplicação da inteligência artificial

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio

Durante o evento Cloud Next ‘24, o Google anunciou nesta terça-feira, 9, a integração da sua inteligência artificial Gemini ao seu pacote de produtividade Workspace.

Entre os destaques estão o Google Vids, um aplicativo baseado em IA para a criação de apresentações multimídia, 52 novos idiomas para traduções simultâneas em videoconferências no Google Meet e novos recursos de IA para o Gmail.

FILE - The Google building is seen in New York, Feb. 26, 2024. Google has agreed to purge billions of records containing personal information collected from more than 136 million people in the U.S. surfing the internet through its Chrome web browser as part of settlement in a lawsuit accusing it of illegal surveillance. (AP Photo/Seth Wenig, File) 

Acompanhe os principais anúncios da companhia:

Google Vids

O Google Vids é um aplicativo de edição e criação de vídeos integrado ao Workspace. Utilizando o Gemini, o Vids gera storyboards e apresentações a partir de descrições em texto e sugere imagens, clipes e músicas. O serviço oferece narrações pré-definidas, com diferentes tons e emoções de voz, e permite a criação de roteiros com IA. A ferramenta será disponibilizada em junho no Workspace Labs, um programa de testes de novos recursos da suíte de produtividade.

Google Meet e Chat

PUBLICIDADE

O Meet, aplicativo de videoconferência do Google, terá um recurso chamado “Take notes for me” (”faça anotações para mim”, em português), que promete anotar os tópicos mais importantes de uma reunião para você. Além disso, a ferramenta também será capaz de detectar e traduzir automaticamente as legendas para um dos 69 idiomas suportados a partir de junho.

O Google Gemini será incluído também no Google Chat (ferramenta de comunicação e compartilhamento), para resumir conversas e responder perguntas. O bate-papo também receberá tradução automática de mensagens ainda este ano. A capacidade de espaço do app também será aumentada para 500 mil membros.

Documentos e Planilhas

Já Planilhas recebeu um recurso de tabelas modernizadas e “blocos de construção” para diferentes tipos de planilhas. O Documentos terá uma nova experiência de guias que fará uma melhor organização de arquivos e uma edição simplificada de capas, que podem se estender por toda a página. As novidades serão disponibilizadas nas próximas semanas.

Publicidade

Gmail

O Gmail, que já vem sendo integrado à sua IA Gemini, permitindo que o usuário receba ajuda para escrever e-mails e documentos (no Docs) com a função Help Me Write, introduzirá um comando de voz para gerar mensagens apenas através da fala, para situações em que o usuário não pode parar para escrever. Já o recurso “Polish Draft” (“melhorar rascunho”, em português) permite transformar rascunhos em um email polido, pronto para ser enviado.

O Google compartilhou em sua apresentação que 70% dos usuários corporativos que usam o Help Me Write no Docs ou no Gmail acabam usando as sugestões do Gemini.

Os recursos estarão disponíveis para assinantes dos planos Gemini Enterprise, Gemini Business e Google One AI Premium.

Google Drive

Um último anúncio foi o lançamento do AI Security, um complemento que permitirá identificar, proteger e classificar arquivos confidenciais no Google Drive. A ferramenta usa modelos para garantir maior privacidade às empresas. Custa US$ 10 (R$ 50, aproximadamente) por usuário/mês.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.