Saiba como acessar o Bard, ‘ChatGPT do Google’ que chegou ao Brasil

Chatbot nasceu para competir com ferramenta da OpenAI e já está disponível no País

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea
Por Bruna Arimathea
Atualização:

Cinco meses após seu lançamento global, o Bard, chatbot inteligente do Google, chegou ao Brasil com novidades que poderão ser vistas em português e em outros 40 idiomas já nesta quinta-feira, 13. A ferramenta era aguardada pelos usuários e pelo setor de tecnologia, que convive com ChatGPT, da OpenAI, e Bing, da Microsoft, desde o começo do ano.

PUBLICIDADE

Como um chatbot de inteligência artificial (IA), o Bing se propõe a trabalhar de forma semelhante aos seus rivais: gerar respostas a partir de perguntas e reflexões dos usuários utilizando um amplo modelo de linguagem (LLM). Esse modelo trabalha com uma predição de palavras, gerando sequências de frases de acordo com uma análise probabilística de resultado — a ideia é que as palavras sejam as mais próximas possíveis de uma lógica que faça sentido.

Veja o passo a passo para acessar a plataforma:

  1. Para usar o Bard, vá ao site bard.google.com. É possível acessar o site usando o celular ou na versão web, no desktop.
  2. No site, é preciso conectar-se à sua conta Google, a mesma do Gmail e Google Chrome.
  3. Com o login, acesse a página do chatbot e digite a pergunta ou tópico de conversa
  4. A resposta vai aparecer na mesma tela. É possível clicar no botão de megafone para ouvir o resultado ou pedir para o Bard pesquisar a mesma pergunta no Google.
Funcionamento do Bard, do Google Foto: Google/Divulgação

É possível, ainda, escolher algumas características das respostas, para direcionar o resultado de forma mais assertiva. Opções como respostas longas, curtas ou detalhadas podem ser escolhidas (porém, esse recurso está apenas em inglês), além de um botão em que é possível ouvir a resposta gerada, semelhante ao que faz o Google Tradutor.

A partir desta quinta, as respostas também poderão ser compartilhadas nas redes sociais e o histórico de perguntas ficará registrado na plataforma — como já acontece com o ChatGPT. Essa ferramenta faz parte de um lançamento global em todos os países em que o Bard já pode ser acessado.

O lançamento do Bard no Brasil acontece cinco meses após a apresentação da IA pelo Google, em uma tentativa de entrar na competição de chatbots espertos. Globalmente, a ferramenta foi anunciada em maio, durante o Google I/O, principal evento da companhia no ano.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.