PUBLICIDADE

Turquia libera acesso ao Instagram no país depois de mais de uma semana de bloqueio

Proibição foi imposta pelo governo por acusar aplicativo de ‘não cumprir as leis turcas’

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Turquia restabeleceu o acesso ao Instagram na noite de sábado, 10, após mais de uma semana de bloqueio em todo o país.

A Autoridade de Tecnologias de Informação e Comunicação barrou o acesso ao Instagram em 2 de agosto sem fornecer um motivo específico. Mais tarde, funcionários do governo disseram que a proibição foi imposta porque a plataforma da rede social não cumpriu as leis turcas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, falando durante uma coletiva de imprensa em Ancara, Turquia, em maio de 2024. Foto: Burhan Ozbilici/AP

PUBLICIDADE

“Em nossas conversas com as autoridades do Instagram, tivemos a garantia de que nossas solicitações seriam atendidas, especialmente, aquelas relacionadas a atividades criminosas, e recebemos a promessa de que trabalharíamos juntos em um meio de censurar os usuários”, escreveu Abdulkadir Uraloglu, ministro de transportes e infraestrutura da Turquia, no X, no sábado.

Ele acrescentou que todas as contas pertencentes a organizações “terroristas” seriam banidas e todo o conteúdo que promovesse essas organizações seria removido, destacando o PKK, o PYD e a FETO.

O PKK, ou Partido dos Trabalhadores do Curdistão, é um grupo fora da lei que tem travado uma insurgência de décadas na Turquia para estabelecer uma região autônoma no sudeste do país. O PYD é uma organização política curda síria que as autoridades turcas afirmam ser um braço do PKK. FETO é o movimento liderado por Fethullah Gulen, ex-aliado do presidente Recep Tayyip Erdogan, que o governo culpa por uma tentativa fracassada de golpe em 2016.

Uraloglu explicou em um vídeo também publicado no X, que a plataforma tinha que “estabelecer a conformidade com a lei turca e que, nos casos em que a lei fosse violada, haveria uma intervenção rápida e eficaz”.

O Instagram tem mais de 57 milhões de usuários na Turquia, um país com 85 milhões de habitantes, de acordo com a We Are Social Media, uma empresa de notícias de marketing digital com sede em Nova York.

Publicidade

A Associação de Operadores de Comércio Eletrônico estima que o Instagram e outras plataformas de rede social geram, por dia, cerca de 930 milhões de liras turcas (US$ 27 milhões) em comércio eletrônico./AP

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.