PUBLICIDADE

Radar

Aplicativo ‘resgata’ alimentos que iam para lixo e dá desconto aos consumidores

App Food to Save, que salva comidas boas de serem descartadas, acaba de chegar em Campo Grande

Pães, folhados e sanduíches que eram servidos na padaria. Foto: Daniel Teixeira/EstadãoFoto: Daniel Teixeira/Estadão

O aplicativo Food to Save acaba de chegar em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde continuará a missão de evitar o desperdício de comidas.

O projeto tem como objetivo vender alimentos que já estão próximos do vencimento e que, na maioria das vezes, são jogados no lixo em padarias, lanchonetes e mercados mesmo sem estarem estragados.

Mais do que apenas evitar que o destino dessas comidas seja o lixo, os clientes do app pagam apenas 1/3 do valor do que custaria o produto no estabelecimento original. Então, em vez de pagar R$ 45, por exemplo, ele pagará 15,99.

Alimentos bons para consumo

Representante da Food to Save em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Valmir Moura Júnior, explicou ao Campo Grande News que a empresa responsável pelo aplicativo foca em alimentos que estão perfeitos para consumo, mas que seriam descartados por inúmeros motivos.

PUBLICIDADE

“Eles só não estão fresquinhos, produzidos agora, mas são totalmente aptos para a gente consumir. Os estabelecimentos têm um padrão de qualidade e quando os alimentos começam a sair fora disso, com o tempo de exposição, por exemplo, eles são descartados”, afirmou.

Atualmente, cerca de 25 estabelecimentos já têm parceria com a plataforma e integram o sistema de sacolas, onde os alimentos são separados em salgados, doces e mistos, sendo todas com itens surpresa.

Food to Save no Brasil

O aplicativo é o maior do gênero no país e vende itens de restaurantes, padarias e hortifrútis com até 70% de desconto. No entanto, ele ainda está mais concentrado na região sudeste. Food to Save está presente nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Outros aplicativos

PUBLICIDADE

Em Blumenau (SC), um aplicativo parecido tem feito a diferença. O foodby nasceu há um ano e foi inicialmente implantado em Balneário Camboriú. O app foi desenvolvido pelos irmãos Stefani Bukovitz Reinert e Vitor Bukovitz. Saiba mais aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE