Publicidade

Publicidade

Radar

Queimou o arroz? Confira como salvar a sua receita

A chef Heloisa Bacellar compartilhou algumas orientações com a Paladar sobre o que fazer com alimentos queimados

Conheça técnica para salvar seu arroz queimado. Foto: Via FreepikFoto: Via Freepik
Conheça técnica para salvar seu arroz queimado. Foto: Via Freepik

O arroz queimado é uma infeliz surpresa que provavelmente surgiu em sua panela algumas vezes e precisou ser inteiramente descartado, dependendo da situação, desperdiçando a receita. Isso é tão comum com o arroz e outros ingredientes que a ONU apontou que cerca de 60% dos alimentos jogados fora no Brasil são provenientes das casas de família.

Contudo, alimentos queimados podem ser revertidos, avaliando a intensidade do dano. Alguns ingredientes demoram a captar o sabor e o cheiro desagradável da queimadura, mas os que possuem amido na composição absorvem o aroma com facilidade. Portanto, quanto mais amido, mais difícil será recuperar a receita.

Beatriz Olivetti, jornalista do Paladar, entrevistou a chef Heloisa Bacellar, que orientou que queimaduras brandas podem ser relevadas, e, em caso de danos maiores, ”o ideal é seguirmos três passos: baixar o fogo, colocar em outro recipiente o que puder ser salvo sem raspar as laterais da panela e descartar o que foi danificado”.

Para salvar uma panela de arroz queimado, algumas fatias de batata crua podem ser colocadas na superfície. Isso vai amenizar o cheiro característico e a amargura. Em seguida, é só transferir o restante do alimento para outro recipiente e consumir ou armazenar da forma que desejar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE