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Autorizada X Especializada. O que é melhor?

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Por crespoangela

Texto de Maíra Teixeira

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Quando um produto estraga, em especial os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, você procura a assistência técnica autorizada ou a especializada? Se você ainda não sabe a diferença é bom ficar atento porque uma tem os serviços garantidos e reconhecidos pelo fabricante a outra não.

De acordo com Márcia Christina Oliveira, técnica de defesa do consumidor do Procon-SP, é fundamental saber a diferença entre autorizada e especializada. "A autorizada (que também é conhecida como credenciada) é ligada ao fabricante e por isso fica obrigada a utilizar somente peças originais. Já a especializada pode ter um excelente serviço, mas não tem a obrigação de utilizar as peças de fábrica. "

Para o consumidor, que costuma ser leigo nesses assuntos e não consegue distinguir uma peça de fábrica de uma similar, não é difícil ser passado para trás. "Além de utilizar peças originais, a autorizada dá garantia da marca e caso haja problemas decorrentes do conserto o consumidor pode exigir que o serviço seja refeito. Algumas especializadas dão a sua própria garantia, mas outras não."

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Outro benefício que a autorizada tem é a linha direta de comunicação com o fabricante. "Quando precisa de peça elas recebem mais rápido que as lojas comuns. Geralmente, elas também costumam ter muitas peças em estoque."

Mesmo com toda essas vantagens das autorizadas, as lojas especializadas sérias têm bons profissionais e muitas vezes, apesar de não ser autorizada pelo fabricante, os funcionários podem ser melhores até que os das credenciadas.

Orçamento

Todo conserto deve ter um orçamento prévio e a execução tem de ser autorizada pelo consumidor. "Obrigatoriamente ele deve ser entregue por escrito. Nele devem estar descritos todos os serviços executados e peças que serão utilizadas. O documento é valido por 10 dias e deve ser guardado até o final da garantia do serviço", explica Márcia.

Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo serviço tem garantia de 90 dias, portanto, dentro desse prazo se o problema reincidir o conserto deverá ser refeito. "A garantia começa a contar novamente a partir da data do último conserto."

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Dúvidas

A técnica do Procon-SP ensina como confirmar, em caso de dúvida, se a loja é mesmo autorizada. "O cliente pode ligar no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e confirmar se a prestadora de serviço é mesmo credenciada pelo fabricante. "

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