PUBLICIDADE

Anvisa aprova registro de vacina contra bronquiolite

Imunizante será aplicado em dose única nas pessoas acima de 60 anos

Foto do author Alex Braga
Por Alex Braga
Atualização:

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu parecer favorável nesta segunda-feira, 4, ao registro da vacina contra o trato respiratório inferior (DTRI), causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Trata-se do principal vírus da bronquiolite. Batizada de Arexvy, o imunizante da empresa GlaxoSmith Kline será aplicado de forma intramuscular e em dose única nas pessoas com mais de 60 anos de idade.

Vacina contra a bronquiolite poderá ser aplicada em pessoas acima dos 60 anos, em dose única Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO

PUBLICIDADE

A Anvisa explicou que a ação da vacina é por proteína recombinante. Ou seja, a indústria fabrica uma substância semelhante à presente na superfície do vírus e a utiliza para estimular a geração dos anticorpos responsáveis pela imunidade.

Por se tratar de uma condição debilitante, o registro do imunizante foi enquadrado como prioritário. Além disso, segundo a Anvisa, a enfermidade apresenta grande impacto público, principalmente na faixa etária atingida pela imunização, que possui grande índice de infecção causado pelo VSR.

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos pulmonares terminais; ou seja, das ramificações mais finas que servem para conduzir o ar para dentro dos pulmões. O VSR é o principal responsável pelos casos de bronquiolite e de pneumonia em crianças e idosos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.