PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF descobre na Bahia extração de quartzo verde para a China

Fazenda em Jaguarari, no interior do Estado, abrigava produção de garimpeiros ilegais que enviavam produto para fora do País via porto de Salvador

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Operação Gameleira, aberta pela PF na quarta, 17 Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal na Bahia descobriu uma fazenda em Jaguarari, no interior do Estado, que era explorada, ilegalmente, por garimpeiros locais e estrangeiros, para a extração de quartzo verde, sem autorização da Agência Nacional de Mineração e licença ambiental.

PUBLICIDADE

Os donos da propriedade cobravam dos mineradores para permitirem a extração ilegal em suas terras. Posteriormente, o mineral era exportado para a China, através do Porto de Salvador, em contêineres.

O grupo é investigado por supostos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada.

A investigação teve etapa ostensiva aberta na quarta-feira, quando foram agentes foram às ruas para cumprir mandados de prisão preventiva e ordens de busca e apreensão.

Batizada Gameleira, a ofensiva ainda contou com a participação da Interpol, para o cumprimento de um mandado de prisão preventiva internacional.

Publicidade

Operação Gameleira, aberta pela PF na quarta, 17 Foto: Polícia Federal
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.