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Pensando exatamente nesse período pós pandemia, alguns estabelecimentos aproveitaram a diminuição de clientes no local - tendo em vista que as medidas de restrição fizeram com que menos pessoas saíssem de suas casas para consumir no local e optarem pelo sistema delivery - para realizar obras internas e reformulações de cardápios.
Espaços abertos
Uma forte tendência pós pandemia para todo o setor gastronômico
Entre as principais medidas adotadas durante a pandemia para a fim de evitar aglomerações em espaços fechados está a utilização dos ambientes abertos nos estabelecimentos. Com isso, os proprietários dos locais passaram a se empenhar ainda mais em decorações atraentes e ambientes confortáveis, além de, claro, estipular um distanciamento obrigatório entre as mesas.
Essa medida tem tudo para reforçar ainda mais a cultura de comer "ao ar livre", mesmo dentro de um estabelecimento cuja maior parte parte do espaço fica em local fechado. A tendência, que surgiu a partir de uma restrição, tem tudo para conquistar um lugar de preferência entre as escolhas dos clientes de agora em diante.
Otimização do delivery
A grande aposta pós pandemia. Com a não utilização dos espaços de salão dos estabelecimentos para consumo, o serviço delivery tornou-se mais forte do que nunca. Os profissionais de entregas se arriscaram circulando pelas ruas e tendo contato com inúmeras pessoas diferentes durante o período de pandemia a fim de levar alimento a tantos brasileiros.
Além de toda a dedicação desses profissionais, os serviços do setor precisaram ser otimizados pelos gestores dos estabelecimentos a fim de garantir excelência desde o momento em que o alimento sai do restaurante até seu destino final. Com esse aprimoramento, a tendência do delivery se tornou, sem dúvidas, a mais forte aposta para continuar crescendo mesmo no período pós pandemia.
*Carla Santos, ex-publicitária e empresária no setor de alimentação como sócia- proprietária da Cá com Fé Padaria Artesanal, na Vila Romana, em São Paulo