EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Deputado sugere levar taco de beisebol para convenção do União Brasil, mas diz ser ‘brincadeira’

Presidente do partido cancelou convenção, mas adversários dele derrubaram decisão e votam nova diretoria nesta quinta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Augusto Tenório
Por Augusto Tenório
Atualização:

Antes da convenção nacional do União Brasil, que foi cancelada e depois retomada numa disputa entre o presidente da sigla, Luciano Bivar, e o vice-presidente, Antônio de Rueda, o deputado Alexandre Leite (SP) publicou uma foto para ironizar a situação do próprio partido. Na imagem, há um taco de beisebol com um texto satirizando o clima na legenda. O parlamentar avisou, porém, que a publicação não passava de uma brincadeira.

“Hoje é um dia de muita alegria e democracia, celebraremos a convenção nacional do União Brasil. Já estamos preparando tudo, levando somente o essencial”, disse Alexandre Leite no Instagram nesta quinta-feira, 29.

Deputado Alexandre Leite (União-SP) fez publicação sobre a situação de disputa no partido Foto: @alexandreleite.sp via Instagram

PUBLICIDADE

O clima no União Brasil é de guerra. Luciano Bivar cancelou a convenção alegando “vício no edital de convocação” e anunciou nova reunião para o dia 27 de março, para só então decidir a nova data da convenção. Como mostrou o Estadão, os aliados de Rueda reagiram e foram à sede do partido em Brasília. O jurista apresentou recurso para a manutenção do encontro nesta quinta, que foi aceito por 14 dos 17 integrantes da Executiva atual.

A votação está em curso. A eleição é para definir os 85 nomes que integrarão o novo diretório nacional da sigla. Os próximos presidente, vice-presidente e tesoureiro, por exemplo, sairão desse grupo. Mas a definição do comando da legenda ocorrerá somente em maio, quando o mandato de Bivar chega ao fim.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o vice-presidente do União conseguiu apoio das principais lideranças da sigla na disputa contra Bivar. Fazem parte da chapa do advogado o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o líder do União na Câmara, Elmar Nascimento, e também o líder no Senado, Efraim Filho.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.