Opositor ferrenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de Santa Catarina, o bolsonarista Jorginho Mello (PL), tem ampliado a estratégia de driblar o Itamaraty e buscar uma relação direta com outros países. Depois de receber — ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro — o presidente da Argentina, Javier Milei, o governador vai recepcionar, em setembro, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis.
O chefe da economia portuguesa viajará ao Brasil com o presidente da Assembleia de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, e com o prefeito de Lisboa, Carlos Moedas. A comitiva chegará a Florianópolis em 3 de setembro, no primeiro voo direto entre as capitais portuguesa e catarinense, e vai assinar acordos de cooperação com Jorginho Mello. O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, ficou responsável por elaborar a agenda de trabalho.
“O governador Jorginho espera fechar acordos importantes com os portugueses”, afirmou Bornhausen à Coluna do Estadão. Uma parceria na mira do governador é buscar apoio para inserir o Estado no roteiro de campeonatos mundiais de surfistas de ondas gigantes. A cidade portuguesa de Nazaré é uma referência no segmento. Mello fez uma visita oficial a Portugal no início de julho.

Quando recebeu Milei em Balneário Camboriú (SC) para a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), o governador de Santa Catarina colocou o presidente argentino frente a frente com empresários catarinenses. Na ocasião, o encontro foi tratado por auxiliares como uma “bilateral”, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não teve um encontro com Javier Milei.