PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

STF anula cassação de vereador que denunciou prefeito de Embu das Artes

Único opositor de Ney Santos na Câmara Municipal, Abidan Henrique (PSB) perdeu mandato após denunciar o prefeito

PUBLICIDADE

Foto do author Gustavo Côrtes
Atualização:

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a cassação do vereador Abidan Henrique (PSB), de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. Em fevereiro, o parlamentar, único opositor do prefeito Ney Santos (Republicanos) na Câmara Municipal, perdeu o mandato por quebra de decoro.

Ele fez um discurso em plenário vazio contra o gasto de aproximadamente R$ 2 milhões de verbas da Saúde pelo poder público local para financiar um festival de música sertaneja, com Wesley Safadão, Leonardo e a dupla Jorge e Mateus. A acusação foi feita sem a presença dos outros vereadores, que se ausentaram com o objetivo de cancelar a sessão por falta de quórum e esvaziar as denúncias.

O vereador de Embu das Artes Abidan Henrique (PSB) Foto: Abidan Henrique

PUBLICIDADE

A decisão do STF de reverter a cassação confirmou as sentenças anteriores da Justiça de São Paulo. O relator, ministro Flávio Dino, citou súmula vinculante da Corte, segundo a qual “a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União”.

No caso da cassação de Abidan Henrique foi aplicada uma norma do regimento interno da Câmara Municipal de Embu das Artes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.