PUBLICIDADE

Eduardo Paes lê em evento com Lula discurso feito com ChatGPT: ‘Agradeço à Inteligência Artificial’

Prefeito disse ao presidente Lula que usou a inteligência artificial para ressaltar a importância do curso de graduação do Impa, inaugurado nesta terça-feira, 2

Foto do author Julia Camim
Por Julia Camim
Atualização:

Durante o evento de inauguração do Impa Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), realizado nesta terça-feira, 2, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), leu um discurso feito pelo ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA). “Agradeço a inteligência artificial, e não a minha inteligência”, disse Paes dirigindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, em março, disse estar “cansado” da tecnologia e questionou “por que não usamos a inteligência humana?”.

PUBLICIDADE

Segundo o prefeito, o trecho foi escrito enquanto ele chegava no Impa e o uso da ferramenta para escrever parte da fala dele é “para que a gente tenha clareza e compreensão do que nós estamos fazendo aqui nesse momento” (veja o vídeo no final do texto).

Ele ainda ressaltou a importância dos jovens da primeira turma do bacharelado e de “reter” os talentos no país, já que o curso tem o objetivo de formar profissionais com conhecimentos matemáticos capazes de atuar no mercado de tecnologia e inovação.

O projeto inaugurado nesta manhã é, para o prefeito, “a joia da coroa” e representa a possibilidade de tornar o Rio “a capital da inovação da América Latina”. “O Porto Maravalley (unidade de empreendimento e inovação do Impa que reúne empresas e startups) e o Impa Tech, a nossa Faculdade da Matemática, estão no epicentro dessa nossa vocação”, afirmou Paes. Ele ainda elogiou o governo federal “através do presidente Lula”, e disse que “o que a gente vê aqui começou lá atrás”.

Evento de inauguração do Impa Tech contou com a presença do presidente Lula e o prefeito Eduardo Paes no centro do Rio de Janeiro. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

De acordo com o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a iniciativa ganhou força após um desafio proposto pelo prefeito em abril de 2021. Até então, o Impa, que conta com a conquista da Medalha Fields, considerada o “Nobel da Matemática”, por Artur Ávila, em 2014, oferecia apenas cursos de pós-graduação.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli, membros do governo municipal e deputados federais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.