PUBLICIDADE

Ministros do governo Lula vão apresentar ações das pastas ao Congresso Nacional na próxima semana

Cinco ministros devem prestar informações às Comissões do Senado e da Câmara dos Deputados sobre planejamentos e diretrizes governamentais das pastas

PUBLICIDADE

Foto do author Rafaela  Ferreira
Por Rafaela Ferreira

BRASÍLIA - Cinco ministros da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem cumprir agendas no Congresso Nacional na próxima semana. A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima irá ao Senado na próxima terça-feira, 16, para prestar esclarecimentos na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Nísia terá que que explicar o aumento dos casos de dengue no País, alta de casos de desnutrição e óbitos do povo Yanomami, além do Programa Nacional de Imunizações.


Ministros do governo Lula vão ao Congresso Nacional, na próxima semana, para prestarem informações sobre as pastas.  Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE


No mesmo dia, a Comissão de Educação da Casa deve recebe o ministro da Educação, Camilo Santana. O comparecimento do ministro tem como proposta discutir os avanços e os desafios do ano de 2023 e prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificado de 2024.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também vai apresentar as ações da pasta para os próximos dois anos no dia 22 no Senado Federal. Sabino deve participar da audiência pública interativa na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Nesta quarta-feira, 10, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, apresentou as ações da pasta ao Senado. Na ocasião, Luciana destacou ações já realizadas, como reajuste em bolsa de pesquisa, e cobrou dos parlamentares a regulamentação da inteligência artificial.

“A inteligência artificial vai modificar o modo de produção no mundo, e nós precisamos acompanhar. O Brasil não pode viver sob ameaça democrática e da sua verdadeira liberdade de expressão. Não podemos virar reféns de interesses privados, por isso nós precisamos ter nossa autonomia de infraestrutura”, disse a ministra.

Luciana deve apresentar o plano de ações e políticas do setor à Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, 17, a ministra vai apresentar aos deputados as prioridades do ministério para este ano com atenção especial para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Publicidade

No mesmo dia, a Câmara também recebe o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que vai apresentar a agenda e prioridades da pasta para 2024 à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. No requerimento que solicitou a visita do ministro, é argumentado que informações relativas ao desenvolvimento dos projetos prioritários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica devem ser apresentadas ao colegiado.

Também é cobrado o esclarecimento sobre o desenvolvimento dos caças F-39 Grippen, do KC-390, do Submarino Nuclear, da modernização dos blindados e da proteção cibernética.

Além do ministro, também deve comparecer à reunião extraordinária os comandantes da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.