PUBLICIDADE

TSE manda Janones apagar mensagem ‘falsa’ sobre piso salarial da enfermagem

Aliado de Lula, deputado do Avante relacionou suspensão do piso salarial da categoria a Bolsonaro

Por Carlos Eduardo Cherem
Atualização:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quinta-feira, 8, que seja apagada das redes sociais mensagem do deputado André Janones (Avante-MG) em que o parlamentar relaciona a suspensão do piso salarial nacional das enfermeiras ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Planalto, Janones divulgou “falsamente”, de acordo com a decisão da corte, que o PL de Bolsonaro estaria por trás da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu a iniciativa, aprovada pelo Congresso Nacional. A decisão de Barroso, suspendendo o piso, foi feita após pedido da Confederação Nacional de Saúde, pelo Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde) e outras organizações ligadas à área de saúde..

Janones, conhecido como 'craque das redes sociais', em encontro com Lula em agosto de 2022. Foto: Nelson Almeida/AFP

PUBLICIDADE

A decisão do TSE para a remoção do conteúdo de Janones é do ministro Paulo de Tarso Vieira, que determinou ao Twitter e ao Facebook que suspendam a publicação até o julgamento definitivo do plenário da Corte sobre o caso. O ministro ainda determinou que o parlamentar e o Ministério Público Eleitoral (MPE) sejam ouvidos na ação, pedida pelo PL, argumentando que o deputado sabe que a informação é falsa e mesmo assim a publicou.

O próprio Janones sugeriu que a informação não seria verdadeira. Em resposta à jornalista Vera Magalhães, do jornal O Globo e da TV Cultura, que criticou a publicação, Janones afirmou: “divulguei fake news, só deixei uma fala no ar, exatamente como eles fazem. Partido de Bolsonaro estaria por trás do pedido que derrubou o piso. Eu ainda frisei que a informação precisava ser confirmada. É bonito? Não. Tem outra forma de estancar fake news? por ora, também não”, disse em resposta ao comentário da jornalista.

Janones publicou vídeo no Twitter, nesta sexta-feira, 9, dizendo que iria cumprir a decisão da Corte, embora não concorde com o teor da medida, e que iria recorrer ao plenário. “Eu vou cumprir a decisão. É isso que fazem os democratas”, disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.