PUBLICIDADE

Chuva intensa faz cidade de SP entrar em estado de atenção para alagamentos

Por volta das 10 horas, o tempo fechou em diversos bairros da capital paulista; perto de meio-dia, a capital paulista voltou para estado de observação

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Fortes chuvas atingiram a cidade de São Paulo na manhã deste domingo, 28, deixando a capital em estado de atenção para alagamentos. Na zona leste da capital paulista, o alerta foi emitido por volta das 10h30, enquanto em outras regiões o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Palo já fazia o alerta desde as 10h12. Por volta das 10 horas, o tempo fechou em diversos bairros. A chuva deu trégua por volta das 11h30. Perto de meio-dia, a cidade voltou para estado de observação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não foram registradas ocorrências até o momento.

PUBLICIDADE

“Este domingo será um dia em que áreas de instabilidade devem provocar chuva moderada a forte, com trovoadas, descargas elétricas, vento de rajada, que podem superar os 50km/h e eventual queda de granizo. Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, quedas de árvores, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco”, alertou o CGE.

Por meio das redes sociais, a Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu alerta por volta das 10h30 sobre a chuva que atingia a cidade de São Paulo, especialmente o centro e a zona leste da capital paulista.

Tempo fechado e chuva intensa na cidade de São Paulo neste domingo, 28. Foto: Reprodução/Twitter/@climatempo

Neste domingo, além das fortes chuvas, as temperaturas também estão mais baixas. De acordo com a Meteoblue, a mínima prevista é de 18ºC, enquanto a máxima não deverá passar de 25ºC.

No sábado, a chuva forte que caiu na cidade de São Paulo deixou três pontos de alagamento na capital, de acordo com o CGE. O órgão decretou estado de atenção em todas as regiões, com exceção da zona sul.

Fortes chuvas atingem São Paulo neste domingo, 28; na foto, imagem da Avenida Paulista em dia chuvoso no ano passado. Foto: Alex Silva/Estadão - 14/09/23

Medidas devem ser adotadas para amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores;
  • Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por meio do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.