PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Ônibus municipais: leitora questiona linhas de ônibus que dão ‘caronas’ para passageiros

SPTrans acionou a concessionária Transcap, responsável pelas linhas em questão, para que oriente seus operadores quanto às gratuidades permitidas por lei

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura

Vinicias Velas afirma que as linhas de ônibus 6837-10 e 8078-10 estão oferecendo com muita frequência caronas em dias úteis. Ela cobra fiscalização.

PUBLICIDADE

Reclamação de Vinicias Velas: “Comunico que durante todo o período de funcionamento das linhas 6837-10 e 8078-10 (operadora das linhas: Auto Viação Transcap) está disseminada a prática de oferecer caronas em dias úteis. Utilizo a linha cinco vezes por semana, em diferentes horários, e em todas as viagens são no mínimo dois ou três pedidos de caronas atendidos pelos motoristas. Nunca presenciei um pedido sendo recusado. Os caronistas entram pela porta traseira e sentam no lugar de quem pagou a passagem e passou pela catraca. Algumas caronas são para andar um ou três pontos, onde os ônibus fazem paradas desnecessárias (atrasando o percurso) para atender o capricho de quem não é um passageiro legítimo dentro do sistema público de transporte.”

Resposta da São Paulo Transporte (SPTrans): “A SPTrans acionou a concessionária Transcap, responsável pelas linhas 6837/10 Shop Portal – Term. Capelinha e 8078/10 Jd. das Palmas – Hosp. Campo Limpo, para que oriente seus operadores quanto às gratuidades permitidas por lei. Categorias de trabalhadores como carteiros, policiais militares e guardas civis têm direito à gratuidade, desde que devidamente uniformizados. Os oficiais da Justiça também possuem o benefício, desde que apresentem sua carteira funcional. Todos devem embarcar e desembarcar pela porta dianteira. Os usuários podem contribuir para a melhora da qualidade do transporte público, registrando reclamações e sugestões por meio da Central 156 e do site.”

A leitora foi informada sobre a resposta da SPTrans. Caso necessário, pode entrar em contato novamente.

Leitora questiona linhas de ônibus que dão ‘caronas’ para passageiros. Foto ilustrativa Foto: José Patrício/Estadão

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.