Movimento é liderado pela bancada do PT na Câmara Municipal; presidente da Casa, Antonio Donato, diz que decreto é ‘frágil’
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Por Adriana Ferraz
3 min de leitura
SÃO PAULO - A publicação do decreto que regulariza o uso de aplicativos para transporte individual de passageiros pode não ser o ponto final da novela que se tornou a liberação do Uber e de empresas similares em São Paulo. Mesmo depois da “canetada” do prefeito Fernando Haddad (PT), a Câmara Municipal promete manter o debate aceso e votar novo projeto de lei sobre o tema, desta vez atendendo a parte das reivindicações dos taxistas.
Quem lidera o movimento é a própria bancada do PT, que promete apresentar um esboço da ideia já na semana que vem. Segundo o vereador Paulo Fiorilo, a intenção é propor um texto que atenda a duas das principais demandas dos taxistas: limitar o número de carros de aplicativos nas ruas e criar um mecanismo que torne os preços praticados pelos aplicativos mais próximos da tarifa dos táxis. A proposta ainda deve englobar algumas das regras definidas pela Prefeitura, como a criação de um sistema de cobrança pelo uso do viário urbano, com base na venda de créditos por quilômetro rodado.
1 / 10Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
Taxistas protestam contra liberação da Uber
Um carro tentou furar o bloqueio de taxistas e o motorista foi hostilizado. Pelo menos dois carros foram depredados no ato da categoria contra a liber... Foto: ALEX SILVA/ESTADAOMais
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
A Avenida 23 de Maio só foi liberada às 20 horas, depois de 4 horas de bloqueio Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
Taxistas fecharam a Avenida 23 de Maio Foto: MARCIO FERNANDES/ESTADAO
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
Cerca de 300 taxistas fecharam o Viaduto do Chá e o trecho entre o Vale do Anhangabaú e a Praça da Bandeira do corredor norte-sul Foto: MARCIO FERNANDES/ESTADAO
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
As faixas foram fechadas, primeiro totalmente. Depois de cerca de 30 minutos a Polícia Militar conseguiu negociar a liberação de uma delas Foto: MARCIO FERNANDES/ESTADAO
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
Taxistas eram recrutados para o movimento. Foto: MARCIO FERNANDES/ESTADAO
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
Se eles se negavam, eram hostilizados pelos colegas manifestantes, verbalmente Foto: MARCIO FERNANDES/ESTADAO
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
Em algumas vezes, ovos foram arremessados contra os carros. Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Taxistas fazem novos protestos contra liberação da Uber
No dia seguinte à regulamentação da Uber, taxistasse sentaram no meio da via para protestar Foto: Felipe Rau/Estadão
Taxistas protestam contra liberação da Uber em SP
O protesto é contra a liberação da Uber pelo prefeito Fernando Haddad Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
“Podemos avançar nesse sentido e sem entrar nesse clima de Fla-Flu. Essa novela ainda não terminou. Não dá para os taxistas competirem com o Uber com valor mais alto de tarifa. O debate sobre o preço deve ser ampliado na cidade”, disse Fiorilo, que admite não ter conversado pessoalmente com o prefeito sobre a intenção da bancada. “Mas ele sabe, não é traição, não”, completou.
Os taxistas exigem que a Câmara limite a 2 mil os carros operados por aplicativos nas ruas - o equivalente a 5% da frota atual de táxis. O número é inferior ao divulgado pela Prefeitura, que pretende iniciar o credenciamento com 5 mil veículos, podendo chegar a 12 mil de forma gradativa. “Podemos encontrar um meio-termo nessa questão. Metade da proposta do prefeito, por exemplo”, diz Fiorilo.
A posição do PT é a mesma de outros partidos, como PMDB, PSDB, PP e PV. Na semana passada, nove líderes partidários defenderam publicamente a continuação dos debates no Legislativo. Mesmo representantes dos taxistas, como os vereadores Adilson Amadeu (PTB) e Salomão Pereira (PSDB), sinalizam apoio a um novo projeto.
Se vingar, caberá a Haddad sancionar ou não lei que torne a regulação dos aplicativos definitiva. Um decreto, segundo o presidente da Casa, Antonio Donato (PT), “é frágil juridicamente”. Já o respaldo de uma lei daria segurança tanto à Prefeitura como aos aplicativos.
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Em algumas vezes, ovos foram arremessados contra os carros. Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Habilidade. Para a oposição, o resultado é fruto da falta de habilidade do prefeito. “O tema Uber foi muito mal conduzido por Haddad. O certo agora é começar tudo de novo”, diz Ricardo Nunes (PMDB). Nesta terça, sem politizar o tema, o governo alegou que decisões judiciais delegam regulação ao Executivo.
O que muda com o decreto que regulamenta o Uber? Tire suas dúvidas
1 / 6O que muda com o decreto que regulamenta o Uber? Tire suas dúvidas
O preço do Uber vai mudar com o novo decreto?
É possível. O Uber, e outros aplicativos, terão de pagar uma outorga à Prefeitura por explorar comercialmente o viário urbano (as ruas). Essa outorga ... Foto: REUTERSMais
O que muda para os táxis?
Eles vão poder andar agora, mesmo sem passageiro, na faixa exclusiva de ônibus. E poderão também voltar a circular nos corredores de ônibus. Foto: REUTERS
Há um limite de carros para os aplicativos nas ruas?
Não. Mas há um limite de viagens que podem fazer. A Prefeitura afirma que seria o equivalente ao que 5 mil táxis rodam por mês. O valor da outorga tam... Foto: REUTERSMais
A Prefeitura, ou o poder público em geral, pode saber se eu estou usando esse aplicativo? Meus dados estão protegidos?
A Prefeitura garante que o sigilo entre cliente e empresa será preservado. Mas há previsão de que as informações relacionadas ao uso das ruas serão pú... Foto: REUTERSMais
E se o Uber não quiser seguir essas regras?
A Justiça impede hoje que a Prefeitura guinche carros doUber. A Prefeitura espera que, com o decreto, possa apreender carros que não respeitem as nova... Foto: REUTERSMais
Já há vereadores paulistanos e taxistas dizendo que as regras são ilegais. O que pode acontecer se a Justiça derrubar esse decreto?
Voltam a vigorar as leis de hoje: Uber e outros aplicativos podem rodar sem nenhum limite de quilometragem e não podem ser apreendidos pela Prefeitura... Foto: REUTERSMais