EXCLUSIVO

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

‘Precisamos formar arquitetos que sejam capazes de olhar para o futuro’, diz Guto Requena

O arquiteto e designer defende arquitetura que enxergue para o coletivo

PUBLICIDADE

Foto do autor Alice Ferraz
Foto do autor Malu Mões
Atualização:

‘Precisamos formar arquitetos que sejam capazes de olhar para o futuro’, diz Guto Requena

O arquiteto e designer defende projetos que olhem para o coletivo. Crédito: Malu Mões

Qual mundo queremos habitar? A pergunta guia o arquiteto e designer Guto Requena, que enxerga no ofício muito além de forma e função. “A próxima geração vai enfrentar um mundo de emergência climática, com novas tecnologias, mais imigração e mais extremismos. Precisamos formar arquitetos que sejam capazes de olhar para o coletivo”, disse à Coluna.

O arquiteto Guto Requena e seus projetos. Foto: Colagem de Thais Barroco sobre fotos de Andre Klotz, Fran Parente e Divulgação/Estudio Guto Requena

Com nove anos de pesquisa na USP, quatro como professor visitante na Sorbonne e 17 à frente de seu estúdio, Requena agora assume papel de mentor. Será consultor criativo da graduação do Senac SP, onde dará palestras, oficinas e conduzirá visitas às suas obras. “Quero provocar esses futuros arquitetos e designers a olharem a partir de outras perspectivas, como tecnologias interativas, arquitetura híbrida e inteligência artificial.”