Nolan e Cillian Murphy: rejeição em Batman gerou parceria de décadas; veja produções no streaming

Astro de Oppenheimer já apareceu em outras produções do aclamado diretor

PUBLICIDADE

Foto do author Simião  Castro
Por Simião Castro

Tudo começou em Batman. Cillian Murphy fez teste para o papel principal em Batman Begins, mas não levou. O protagonista ficou para Christian Bale e Cillian acabou escalado como o ‘Espantalho’. Daí nasceu uma prolífica parceria entre o ator e o diretor da trilogia do herói, Christopher Nolan, cujo capítulo mais recente acaba de estrear nos cinemas: Oppenheimer.

PUBLICIDADE

Com aparições em outros dois filmes do diretor além dos três do cavaleiro das trevas, Cillian cimentou o trajeto que o trouxe a estrelar a nova produção. “Olhando o livro que estava adptando, há uma foto de Oppenheimer com esse olhar intenso de olhos azuis na capa, e eu pensei: ‘Eu sei quem pode fazer isso’”, disse Christopher Nolan ao site IGN ao contar como resolveu escalar o ator.

Foram os profundos olhos azuis de Cillian que inspiraram o diretor na escrita do roteiro, conforme disse ao The New York Times. E ressalvou que não costuma escrever com atores específicos em mente, mas o astro de Peaky Blinders foi a exceção que confirma a regra. “Eu sabia que ele era um dos grandes atores da geração dele”, afirmou ao jornal americano.

Veja abaixo os filmes dos dois disponíveis no streaming.

O ator Cillian Murphy, à esquerda, e o cineasta Christopher Nolan no set de filmagem de "Oppenheimer" Foto: Melinda Sue Gordon/Universal Pictures via AP

Trilogia Batman - O Cavaleiro das Trevas

Os três filmes da saga estão no catálogo do HBO Max. Batman Begins, Batman: O Cavaleiro das Trevas e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge foram lançados entre 2005 e 2012. Cillian, então um ator jovem e praticamente desconhecido, foi considerado para o papel do morcego e chegou a fazer testes de tela. Mas terminou escalado para interpretar o vilão Espantalho, também conhecido como ‘Dr. Jonathan Crane’. No primeiro filme, o papel teve o maior destaque como oponente de Batman. Nos demais, ele reaparece em cenas específicas e marcantes.

Dunkirk

De 2017, o filme de guerra de Nolan teve Cillian Murphy como o britânico ‘Soldado Tremendo’, que provoca uma tragédia após ser resgatado em meio à evacuação de Dunkirk, na Segunda Guerra Mundial. Ele passa por uma intensa jornada emocional durante o filme, mostrando o impacto psicológico da guerra e a luta pela sobrevivência em um cenário extremamente tenso e perigoso. O longa também está disponível no HBO Max.

A Origem

Antes, Cillian assumiu o papel fundamental do sucesso de Nolan de 2010. Em A Origem, ele interpreta o papel de ‘Robert Fischer Jr’, em cuja mente a equipe liderada pela personagem de Leonardo DiCaprio deve implantar uma memória. Tema central da trama. O longa está disponível em streaming, mas apenas para aluguel em plataformas como YouTube, Apple TV+ e Amazon Prime Video.

Publicidade

Bônus

Assista ao teste de exibição de Cillian Murphy para o papel de Batman, em inglês.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.