‘Godzilla e Kong: O Novo Império’ estreia nos cinemas; relembre os últimos filmes e onde assistir

Quinto longa do ‘monsterverse’ coloca os ex-inimigos para lutar lado a lado contra força maior; veja um resumo da franquia até aqui

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Por Gabriela Caputo
Atualização:

Godzilla e Kong: O Novo Império chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 28 de março. O quinto filme do chamado MonsterVerse (universo compartilhado dos titãs gigantes, produzido pela Legendary Pictures e a Warner Bros.) dá continuidade aos eventos de Godzilla vs. Kong, de 2021.

'Godzilla e Kong: O Novo Império': Inimigos lutam lado a lado contra nova ameaça. Foto: Divulgação/Warner Bros. Entertainment

Antes inimigos, os dois personagens icônicos irão agora lutar lado a lado contra um força colossal escondida no planeta, que ameaça a existência deles e da própria humanidade. A trama vai explorar mais a fundo a origem dos titãs e os mistérios da Ilha da Caveira.

Vai aos cinemas ver Godzilla e Kong: O Novo Império ou quer rever os filmes anteriores? Confira um resumo dos acontecimentos da franquia americana até aqui e saiba onde assistir aos longas no streaming:

O texto abaixo contém spoilers dos filmes.

Godzilla (2014)

PUBLICIDADE

A criatura colossal que conquistou fãs ao redor do mundo apareceu pela primeira vez nos cinemas em 1954, no original japonês Godzilla, dirigido e roteirizado por seu criador, Ishirō Honda (1911-1993). 60 anos depois, a franquia de sucesso ganhou uma versão americana, inaugurada com o longa-metragem de mesmo título.

O reboot pincela o universo dos titãs: seres que uma vez foram adorados pelos humanos como deuses, mas foram forçados a viver em hibernação em um ecossistema subterrâneo, próximo ao centro da terra, sujeitos ao forte efeito da radiação – razão pela qual alcançam porte gigantesco.

Godzilla (2014) retrata como esses monstros foram despertos durante a Segunda Guerra Mundial, com a realização de testes nucleares. Algumas cenas do filme são ambientadas em 1999, quando um deles escapou de uma mina de urânio nas Filipinas e causou uma catástrofe em uma instalação nuclear no Japão.

Publicidade

Bryan Cranston como Joe Brody em 'Godzilla' (2014) Foto: Warner Bros.

Quinze anos depois, Joe Brody (Bryan Cranston), engenheiro cuja esposa morrera naquela tragédia, tenta a todo custo desvendar a verdade por trás do que as autoridades rotulam como “desastre natural”. Na investigação, ele conta com a ajuda de seu filho, Ford (Aaron Taylor-Johnson), um oficial da Marinha americana.

São apresentados os M.U.T.O. (Organismo Massivo Terrestre Não-Identificado), monstros que estão submergindo para a Terra. O próprio Godzilla tem a função de detê-los, em nome do equilíbrio do planeta, mas é visto como ameaça à humanidade, e passa a ser atacado. O longa também introduz o Projeto Monarch, uma organização secreta criada para estudar (e controlar) os titãs.

Os eventos do filme culminam em uma batalha massiva e arrasadora em São Francisco, nos Estados Unidos, quando Godzilla derrota os MUTOs e sobrevive aos ataques da Monarch, retornando às profundezas do mar. (Clique aqui para ler detalhes sobre a produção do filme).

Kong: Ilha da Caveira (2017)

O segundo filme da franquia é cronologicamente situado antes de Godzilla (2014), sendo ambientado em 1973, durante a Guerra do Vietnã. Bill Randa (John Goodman) convence o governo americano a bancar uma expedição da Monarch a uma ilha perdida, onde ele acredita que encontrará monstros.

Sua equipe reúne militares, encabeçados pelo coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), o rastreador James Conrad (Tom Hiddleston) e a fotógrafa Mason Weaver (Brie Larson). Quando os helicópteros que os levam até a ilha são atacados, parte da equipe decide caçar Kong por vingança.

Guerreiro. 'Kong', gorila gigante se emociona e se humaniza Foto: Warner Bros Pictures

Ao longo da aventura letal, a turma acaba descobrindo mais sobre a história dos titãs, e que Kong, muito longe de um ser maléfico, é protetor dos habitantes da ilha, derrotando principalmente os terríveis reptilianos chamados Skullcrawlers.

Na cena pós-créditos, a Monarch revela para Weaver e Conrad que outras criaturas como Kong ainda vivem no mundo, apresentando provas da existência de Godzilla, Mothra, Rodan e Ghidorah.

Publicidade

Godzilla 2: Rei dos Monstros (2019)

O terceiro filme se passa cinco anos depois que os titãs foram revelados ao mundo na batalha de São Francisco. A cientista Emma Russell (Vera Farmiga), que trabalha para a Monarch, é cooptada por ecoterroristas comandados pelo ex-militar Alan Jonah (Charles Dance) – o verdadeiro vilão da trama. A tese do grupo é que os titãs deveriam ser despertados para “curar” a Terra dos males que a humanidade vem causando ao meio ambiente.

Emma desperta alguns monstros: Mothra, uma mariposa gigante; King Ghidorah, um dragão de três cabeças, e Rodan, um dinossauro voador. Ghidorah e Rodan batalham com Godzilla pelo domínio do planeta, enquanto ele recebe apoio da Mothra. Quando finalmente vence a batalha, Godzilla é reconhecido como o Rei dos Monstros.

Godzilla x Kong (2021)

A história de origem dos dois principais titãs do MonsterVerse finalmente culminou em um crossover em 2021. Godzilla, antes protetor da humanidade, vira autor de ataques violentos na superfície terrestre. Enquanto isso, a Monarch, que vinha monitorando Kong dentro de uma gigante instalação na Ilha da Caveira, firma uma parceria com a empresa Apex Cybernetics, cuja sede foi um dos lugares atacados por Godzilla.

Com tecnologia avançada, eles levam um Kong sedado em uma expedição pela Terra Oca, no subterrâneo do planeta – onde é revelado que o destino do gorila como guardião da Ilha da Caverna começou com uma guerra ancestral entre Godzillas e Kongs. Estes perderam a batalha e foram expulsos das profundezas. Kong encontra uma arma poderosa feita com partes do casco do próprio Godzilla.

'Godzilla vs. Kong', filme dirigido por Adam Wingard Foto: Warner Bros.

Mais tarde, uma batalha entre Gozilla e Kong acontece em Hong Kong, e o rei dos monstros sai vitorioso. Entretanto, a Apex Cybernetics guardava em segredo uma máquina gigantesca conhecida como Mechagodzilla, controlada por humanos através da mente e cuja fonte de poder é um dos esqueletos do King Ghidorah.

A engenhoca acaba possuída pela consciência do titã, mata seus controladores e vai atrás de Godzilla. Kong então entra na briga como seu aliado e, juntos, eles destroem o monstro artificial. O filme termina mostrando que a Monarch construiu um ponto de observação na Terra Oca, onde agora Kong reina. (Leia uma crítica do filme).

Onde assistir?

Os quatro filmes estão disponíveis para streaming na Max, e para aluguel ou compra em plataformas como Google Play, Amazon, Apple iTunes e Microsoft Store.

Publicidade

Bônus: Monarch - Legado de Monstros

Lançada pelo Apple TV+ em 2023, a série Monarch - Legado de Monstros, também parte do MonsterVerse, explora detalhes da história entre humanos e titãs que ainda não foram explicados com profundidade nos cinemas pelos filmes da franquia, expandindo seu universo. A produção mostra, dentre outras coisas, como a existência dos titãs foi descoberta nos anos 1950 e as origens da organização secreta Monarch. Os dez episódios estão disponíveis na plataforma de streaming. Uma segunda temporada já foi especulada, mais ainda não há confirmação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.