PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Movimento leva publicitários negros para Cannes Lions

Serão sete ingressos no festival por meio do programa de diversidade ERA (Programa de Acesso e Reconhecimento) de Cannes Lions

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola

Na indústria publicitária, jovens negros lideram uma iniciativa para promover a inclusão de talentos negros no principal festival de publicidade do mundo. Na primeira edição do movimento “PNEMCANNES” (Publicitários Negros em Cannes), a comunidade levou cinco profissionais negros de diversas agências de publicidade para a Riviera Francesa. Em 2024, serão sete ingressos no festival por meio do programa de diversidade ERA (Programa de Acesso e Reconhecimento) de Cannes Lions, que tem como objetivo reconhecer e capacitar grupos minorizados.

PUBLICIDADE

Neste ano, uma das principais premissas do PN foi reunir publicitários negros que já foram premiados em edições anteriores ou que tenham projetos indicados, mas que ainda não tiveram a oportunidade de participar do evento presencialmente.

Um exemplo é Kenia de Mattos, Redatora na VML, que foi selecionada pela comunidade para participar desta edição. Será a primeira vez que Kenia participará do festival, integrando a delegação #PNEMCANNES.

Kenia de Mattos, redatora da VML Foto: Arquivo Pessoal

“Assim que recebi a notícia, fiquei com um sentimento de vitória muito grande. Não uma vitória do tipo ‘Caraca, vou para Cannes’, mas uma vitória do tipo ‘A Kenia lá da Bahia vai pra Cannes’. Chegar lá, vindo de onde eu vim, é quebrar muitas barreiras, não só raciais. São barreiras econômicas, regionais e culturais, que mostram que o Nordeste é, sim, uma potência.”, comenta a redatora.

“É permanente nossa disposição para dialogar, conectar e construir um mercado publicitário mais plural e esse é um trabalho de comunidade, de setor. Seremos mais efetivos e geraremos mais impacto social se estivermos juntos para Cannes e para o ano todo em tantas outras oportunidades nacionais e internacionais”, conclui Luna Lima, presidente do conselho do PN.

Publicidade

Esta edição de Cannes Lions acontece de 17 a 21 de junho.

O coletivo Publicitários Negros em Cannes foi idealizada em julho de 2017. A iniciativa busca compartilhar informações que inspirassem o dia-a-dia dos profissionais de publicidade e vagas na área. Publicitários Negros já contabilizam a participação de cerca de 3 mil profissionais, localizados em 8 estados brasileiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.