Eurovision: Israel mudará letra considerada ‘política’ para participar do festival

Canção ‘October Rain’, interpretada por Eden Golan, faz referência indireta a ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023

PUBLICIDADE

Por AFP
Atualização:

AFP - Israel vai alterar a letra da música escolhida para competir no Eurovision para eliminar qualquer expressão que possa ser interpretada como política e assim garantir a sua participação, informou a emissora israelense KAN neste domingo, 3.

PUBLICIDADE

Em um primeiro momento, a entidade pública ameaçou se retirar caso os organizadores do Festival Eurovision não aceitassem o seu tema, mas no final decidiu seguir as instruções do presidente israelense, Isaac Herzog, que “sugeriu fazer os ajustes necessários”.

“O KAN entrou em contato com os compositores das duas músicas selecionadas, October Rain, que foi escolhida em primeiro lugar, e ‘Dance Forever’, que foi escolhida em segundo lugar, e pediu que readaptassem os textos, mantendo sua liberdade artística”, disse o grupo.

October Rain não menciona explicitamente o ataque de 7 de outubro perpetrado pelo movimento islamista palestino Hamas no sul de Israel, mas, segundo a mídia e vários analistas israelenses, sua letra não deixa margem para dúvidas.

Eden Golan, que representará Israel como cantora no Eurovision 2024, durante show Foto: Koko/Reuters

O que diz a letra de October Rain

“Dançando na tempestade / Não temos nada a esconder / Leve-me para casa / e deixe o mundo para trás / e eu prometo a você que isso nunca mais acontecerá / Ainda estou molhado dessa chuva de outubro / Chuva de outubro”, diz o refrão da música.

Assim que receber a nova letra, a emissora pública “escolherá a música que será enviada” aos organizadores “para aprovação da participação de Israel no concurso”, acrescentou KAN.

No dia 10 de março o grupo anunciará a música escolhida. A cantora russo-israelense Eden Golan, de 20 anos, representará Israel no concurso, que acontecerá em maio em Malmö, no sul da Suécia.

Publicidade

Confira abaixo um vídeo da cantora se apresentando num programa de TV em Israel:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.