PUBLICIDADE

Paul McCartney revela origem de verso de ‘Yesterday’ e fala sobre sua mãe ‘chique’

Músico contou a verdadeira inspiração por trás da letra da icônica canção em seu podcast, ‘A Life in Lyrics’

Foto do author Redação
Por Redação

Após seis décadas desde o seu lançamento, a música Yesterday, dos Beatles, teve seu verdadeiro significado revelado recentemente por Paul McCartney. Durante o podcast A Life in Lyrics, no qual o lendário músico revisita as histórias por trás de suas composições mais famosas, McCartney compartilhou a inspiração por trás de uma das letras mais comoventes da canção.

PUBLICIDADE

De acordo com ele, o verso “I said something wrong” (”Eu disse algo errado”) foi inspirado por um momento de arrependimento em que ele zombou de sua mãe por soar “chique demais”. “Lembro-me muito claramente de um dia me sentindo muito envergonhado porque envergonhei minha mãe”, recordou McCartney no último episódio.

Nascido em Liverpool, o músico, então, explicou que sua mãe, Mary, era uma enfermeira de origem irlandesa e falava de maneira “sofisticada” em comparação com o restante da família.

Paul McCartney em show intimista no Clube do Choro, em Brasília Foto: Reprodução / Instagram @paulmccartney

Ele lembrou de ter chamado sua atenção por isso enquanto estava no quintal de sua casa de infância. “Eu sei que ela disse algo como ‘Paul, você pode perguntar a ele se ele está indo...’ Eu respondi ‘Asrk? Asrk? É ask (perguntar), mãe.’ E ela ficou um pouco envergonhada. Lembro-me depois de pensar ‘Deus, eu queria nunca ter dito isso’. E isso ficou comigo. Depois que ela morreu, pensei ‘Ah, droga, eu realmente queria...’”.

McCartney, que tinha 24 anos quando escreveu a música, disse que inicialmente rejeitou a sugestão de alguém de que a música foi inspirada na morte de Mary, por câncer, quando ele tinha 14 anos.

PKPAUL - RJ - 16/12/2023 - PAUL McCARTNEY / RIO - C2 - Paul McCartney em Turnê GOT BACK durante show, no estadio do Maracanã zona norte do Rio de Janeiro . FOTO: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO Foto: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO

Yesterday é uma das músicas mais tocadas de todos os tempos e foi incluída no Grammy Hall of Fame em 1997.

Ouça o episódio do podcast:

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.