Publicidade

Auxílio Brasil: novo cartão vem com chip na função débito

Ministério da Cidadania pretende fazer a emissão e entrega dos novos cartões para mais de 6 milhões de famílias inscritas no programa

Foto do author Eduardo Gayer
Por Eduardo Gayer
Atualização:

BRASÍLIA - O governo federal deu início à entrega gradativa dos novos cartões do Auxílio Brasil, informou o Palácio do Planalto. O cartão vem com o chip de função débito que, segundo o Ministério da Cidadania, reduz os riscos de clonagem. 

A emissão dos novos cartões ocorre de forma gradual e deve alcançar 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021. Neste primeiro mês, a previsão é de que sejam emitidos 3,2 milhões de cartões para os beneficiários do programa na modalidade poupança social digital. 

Modelos dos novos cartões do Auxílio Brasil Foto: Ministério da Cidadania/ Divulgação

PUBLICIDADE

A substituição visa “tirar a memória” do Bolsa Família e emplacar o nome do novo programa social, planejado para ser a vitrine do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano. Como mostrou o Estadão/Broadcast Político em 10 de junho, a cúpula da pré-campanha à reeleição espera alavancar Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto com a substituição, que custará em torno de R$ 670 milhões para os cofres públicos.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece piso de R$ 600 aos beneficiários do Auxílio Brasil. O chamado "QG da reeleição" também espera que o valor atualizado possa ajudar Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, hoje lideradas pelo pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Perguntas e respostas

O que é o cartão do Auxílio Brasil na função débito? 

É o cartão que possibilita a compra em lojas e o saque do benefício em agências da Caixa ou bancos 24 horas.

Publicidade

Como cadastrar a senha do cartão? 

O beneficiário pode cadastrar a senha nas agências da Caixa, lotérias ou pelo aplicativo Caixa Tem. 

Se for cadastrar pelo aplicativo, é preciso clicar na opção "Auxílio Brasil" e, depois, em "Criar senha do cartão"

Como as famílias recebem o cartão? 

O cartão será encaminhado pelos Correios ao endereço informado no Cadastro Único.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.