PUBLICIDADE

Publicidade

BC Europeu sobe juros em 0,25 ponto percentual

Segundo o órgão, a inflação na zona do euro desacelerou nos últimos meses, mas as ‘pressões de preços subjacentes continuam fortes’

Por Sergio Caldas

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira, 4, elevar suas principais taxas de juros em 0,25 ponto percentual. A decisão foi anunciada após reunião de política monetária da entidade e diante de uma inflação na zona do euro que permanece persistente e bem acima da meta oficial de 2%.

Com a decisão, a taxa de refinanciamento do BCE passará de 3,50% a 3,75%, a de depósitos, de 3% a 3,25%, e a de empréstimos, de 3,75% a 4%.

Analistas estavam divididos entre uma alta de 0,25 ponto percentual e um aumento mais agressivo, de 0,50 ponto percentual, que seria igual ao da reunião anterior do BCE, em março.

Fachada do Banco Central Europeu; BCE decidiu elevar suas principais taxas de juros em 0,25 ponto percentual.  Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Segundo o BCE, a inflação na zona do euro desacelerou nos últimos meses, mas as “pressões de preços subjacentes continuam fortes”.

“Futuras decisões vão garantir que as taxas de juros sejam levadas a níveis suficientemente restritivos para garantir o retorno oportuno da inflação à meta de médio prazo de 2%”, disse o BCE em comunicado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.