EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com China de volta ao jogo, produção de calçados deve desacelerar em 2023

Segundo Abicalçados, produção brasileira deve crescer entre 1% e 1,7% este ano; em 2022, aumento foi de 3,8%

PUBLICIDADE

Por Gabriel Baldocchi (Broadcast)
Atualização:
Em 2022, as exportações de calçados avançaram 15% e ajudaram a produção a crescer 3,8%  Foto: JF Diório/Estadão

A indústria de calçados vai depender mais do mercado nacional neste ano. O fim das restrições na China recolocou no jogo um dos principais concorrentes do Brasil no exterior, num momento em que o mundo também desacelera. Por isso, os fabricantes não esperam uma repetição do efeito positivo das exportações e projetam um crescimento mais modesto para a produção neste ano, de 1% a 1,7% (857 milhões a 863 milhões de pares). Em 2022, as vendas externas avançaram 15% e ajudaram a produção como um todo a crescer 3,8%.

As projeções para este ano são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e serão detalhadas em evento de análise de cenários do setor, na terça-feira (25). A entidade reúne mais de 200 empresas do setor, com cerca de 65% da produção nacional.

Inflação global e alta de juros preocupam setor

PUBLICIDADE

Entre os pontos de preocupação da entidade estão também a inflação global e a alta dos juros. O Brasil tem como principal destino das exportações os Estados Unidos, com pouco mais de 12% do total de pares e mais de 25% dos valor total exportado. Em seguida estão Argentina (10,8%) e Paraguai (8,4%), em volume.

Num ambiente de inflação em patamares elevados e taxas de juros em alta nas principais economias, o crescimento do PIB global deve recuar de 3,2% para 2,7% neste ano, segundo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). O Brasil também sofrerá a freada. A expectativa é de um avanço de 0,9% do PIB neste ano, ante 2,9% no ano passado, segundo dados do boletim Focus, do Banco Central.

Esta coluna foi publicada no Broadcast no dia 10/04/2023, às 18h10

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.