Coluna

Coluna do Broadcast

Bastidores do mundo dos negócios

Veja mais sobre quem faz

Foto do autor: Coluna do Broadcast

Retomada em "V" faz indústria convocar produção aos sábados

 

exclusivo para assinantes

PUBLICIDADE

Por Eduardo Laguna
3 min de leitura

 

 

Linha de produção. Crédito da foto: Clayton de Souza/Estadão  

Em contraste com o quadro de seis meses atrás, quando a pandemia paralisou os parques produtivos, a indústria de bens de consumo agora está convocando jornadas de produção aos sábados para atender as encomendas de fim de ano.

O varejo, que vem reagindo mais rápido do que se imaginava desde a flexibilização das quarentenas, tem até o fim do ano um período tradicionalmente mais quente, em razão das promoções de Black Friday, do Natal e da injeção do décimo terceiro salário na economia.

Apesar de estarem longe do limite de suas capacidades, as fábricas não conseguem acelerar a produção entre segunda e sexta-feira porque os protocolos de prevenção ao coronavírus impedem aglomerações nas linhas.

Em alguns casos, o ritmo também é limitado por atrasos no fornecimento de insumos. A indústria vem apontando insuficiência de uma série de matérias-primas, como aço, resinas e papelão, em meio à combinação de retomada em "V" da produção com recomposição de estoques.

Continua após a publicidade

A saída, então, tem sido abrir as fábricas também aos sábados, remunerando os funcionários pelas horas extras ou fazendo compensações de dias não trabalhados em emendas de feriados.

Fábricas de automóveis, confecções, eletrodomésticos e eletrônicos estão tomando essa medida em diferentes polos industriais do País. A produção também chega a ter semanas de um dia extra na indústria de bens de capital, como as fábricas de caminhões e tratores, onde o impacto da pandemia foi menor, dada a produção agrícola recorde, e as linhas aceleram o ritmo para atender a safra de verão.

Nas três maiores montadoras de carros do País, a General Motors (GM) e a Volkswagen realizaram ou programaram sábados de produção, enquanto a Fiat confirma que vem recorrendo a horas extras, sem informar em qual dia da semana (veja detalhes na tabela abaixo).

Já na indústria de caminhões, Scania, Volvo e Volkswagen, que produz veículos comerciais no sul do Rio de Janeiro, também vêm agendando produção aos sábados, a exemplo do que faz a CNH Industrial no setor da fábrica de Curitiba (PR) onde são preparados os conjuntos de peças encaminhados à montagem de tratores.

Em paralelo, as contratações também estão ganhando força na indústria. A Iveco, por exemplo, reforçou recentemente as linhas da fábrica de caminhões e chassis de ônibus em Sete Lagoas (MG) com 272 funcionários temporários.

Além do setor de veículos, parte das fábricas de vestuário passou a produzir de segunda à sábado para atender as encomendas da Black Friday, marcada para 27 de novembro, e Natal. "Todo mundo está rodando a plena carga, e provavelmente teremos menos férias de fim de ano do que normalmente", afirma Fernando Pimentel, presidente da Abit, a entidade que representa a indústria têxtil.

Conforme uma enquete feita pela Abit com associados, mais de 50% informaram que não pretendem dar férias coletivas de fim de ano. O setor também vem abrindo vagas de trabalho desde julho. "São contratações definitivas, não de temporários, porque existe uma demanda mais aquecida em vários segmentos", conta Pimentel.

Continua após a publicidade

Na indústria de eletrodomésticos, pelo menos quatro fabricantes da linha branca - categoria que reúne produtos como geladeira, máquina de lavar e micro-ondas - estão produzindo aos sábados, conforme informações levantadas pelo Broadcast com a Eletros, associação que reúne fabricantes de eletroeletrônicos.

O mesmo acontece em diversas fábricas de celular e televisão, segundo relata o sindicato dos metalúrgicos do polo industrial de Manaus, onde estão as empresas deste setor.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 29/10/2020 10:30:22.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com