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Dona das redes Frango Assado e Viena assina acordo de fusão com detentora da Pizza Hut e KFC

Com o negócio, que ainda precisa ser aprovado em Assembleia Geral da IMC e pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade), as marcas Frango Assado e Viena poderão crescer de forma mais acelerada por meio de franquias

Foto do author Márcia De Chiara

A holding International Meal Company (IMC), dona das redes Frango Assado e Viena, assinou acordo de fusão nesta sexta-feira, 26, com a MultiQRS, detentora dos direitos de master-franquia da Pizza Hut e KFC no Brasil. O empresário Carlos Wizard e seus filhos Charles Martins e Lincoln Martins, donos da MultiQRS, receberão, em conjunto, 29.387.930 ações ordinárias da IMC, equivalente a 15% do total. Eles serão os maiores acionistas individuais do novo grupo, um dos gigantes do setor de alimentação rápida.O acordo ainda precisa ser aprovado em Assembleia Geral da IMC e, posteriormente, pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade).

Pizza Hut Foto: Divulgação

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"A sinergia com a redução de custos será gigantesca", afirma Carlos Wizard, destacando que as compras de insumos para os 460 restaurantes hoje em operação podem trazer ganhos de escala.  Sem revelar cifras, o empresário diz que esse foi um dos principais fatores para a concretização do negócio, costurado desde o ano passado.  Também jogaram a favor da fusão a tradição das marcas e o portencial de expansão. As marcas Viena, Frango Assado e Batata Inglesa, da IMC, não são operadas hoje por meio de franquias. Com a união com MultiQRS, Wizard diz que elas poderão ser franqueadas e que a sua companhia deve levar para o negócio a sua experiência nesse segmento. A marca Taco Bell, operada por Wizard, não entrou neste momento na negociação por se tratar de uma marca nova no mercado brasileiro, mas poderá ser incorporada no futuro

Carlos Wizard afirma também que está sendo desenhado um novo formato de restaurante para a marca Frango Assado. Serão lojas mais compactas com cerca de 120 metros quadardos que poderão operar em postos de gasolina. "Esse novo modelo deve atrairmaior número de investidores e acelerar planos de expansão." 

Para Cristina Souza, diretora da GS&Libbra, consultoria especializada em foodservice, a união das companhias é positiva e deve trazer um fôlego novo  para a IMC que, nos últimos tempos, estava colocando a casa em ordem. Agora, diz ela, a IMC deve ter o impulso do empresário Carlos Wizard, que tem tradição de acelerar os  negócios com a sua vocação para o franchising. "O Wizard é um grande fazedor de negócios", diz a consultora.

Cristina acredita que esse novo modelo de lojas menores em postos de gasolina para a marca Frango Assado, plano revelado por Wizard, tem grande potencial para ser bem sucedido porque o mercado de conveniência ainda é pouco explorado no País. Dos 6 mil postos Ipiranga, por exemplo, existem lojas de conveniência em 2 mil deles. "Então haveria 4 mil postos para o Frango Assado implantar esse modelo", calcula a consultora.

Gestão. Com a fusão, está prevista a ampliação do conselho de administração da IMC de seis para sete membros, além da substituição de alguns membros atuais por representantes indicados pela família Wizard, pela KFC International e pela Pizza Hut International, ambas controladas pela Yum! Brands. 

KFC Foto: Aly Song/Reuters

A família Wizard transferirá à Yum!, na data da efetivação da fusão, ações ordinárias de emissão da IMC de sua titularidade, já considerando o aumento de capital decorrente do acordo, equivalentes a 2,08% do total do capital social da IMC.

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A combinação da IMC com os sistemas Pizza Hut e KFC, caso implementada, resultará em uma companhia com receita bruta em 2018 de mais de R$ 1,8 bilhão, ou aproximadamente R$ 2,3 bilhões, considerando o faturamento também de franqueados.

A IMC estima que os custos e despesas para a efetivação da fusão serão de aproximadamente R$ 20 milhões. 

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