Empresas do Brasil poderão testar semana de quatro dias de trabalho em experimento

Iniciativa promovida pela 4 Day Week, que realiza o projeto-piloto ao redor do mundo, garante que a medida traz mais felicidade e mais produtividade para os colaboradores

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Brasil receberá um experimento que busca testar os benefícios de uma semana de trabalho de quatro dias. A iniciativa é da 4 Day Week, uma comunidade sem fins lucrativos que realiza projetos-pilotos como esse em todo o mundo, e da brasileira Reconnect Happiness at Work.

O projeto divulgou a novidade nesta semana e lançou um formulário em seu site oficial para que as empresas interessadas tirem as suas dúvidas. As sessões de esclarecimento serão realizadas em junho, segundo a iniciativa. O calendário ainda será fechado e as informações serão divulgadas.

PUBLICIDADE

Os organizadores acreditam que adotar uma semana de trabalho de quatro dias é uma estratégia focada em trabalhar de forma mais inteligente, o que possibilita investir no bem-estar dos colaboradores e potencializar a produtividade. A 4 Day Week afirma que advoga pelo modelo 100-80-100, que consiste em 100% do salário, 80% do tempo e 100% de produtividade.

Segundo a iniciativa, os testes já feitos ao redor do mundo, como nos Estados Unidos, Irlanda e Islândia, mostram haver aumento na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo dos clientes, além de melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores.

Reino Unido

No Reino Unido, o teste foi aprovado. Como resultado, a maioria das 61 empresas que participaram de junho a dezembro afirmou que seguirá em frente com jornadas mais curtas, e que a maioria dos funcionários estava menos estressada e com um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

O faturamento das empresas permaneceu praticamente o mesmo durante o período de testes no ano passado e até aumentou em relação aos mesmos seis meses do ano anterior, segundo resultados divulgados em fevereiro deste ano.

Semana de quatro dias reflete busca por maior equilíbrio entre trabalho e vida privada Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O teste foi realizado com pesquisadores do Boston College e com a Autonomy, uma organização de pesquisa focada no futuro do trabalho, além da 4 Day Week Global.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.