‘Estadão’ lança programa no YouTube para o público jovem

‘Lado A, Lado B’ terá os gêmeos Pedro e Juliano Labigalini, de 16 anos, como apresentadores e trará notícias da semana

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Gêmeos elegem temas e gravam vídeo em casa Foto: Rafael Arbex/Estadão

O Estadão estreia nesta sexta-feira, 8, em seu canal no YouTube, um programa de notícias voltado para o público jovem. Batizado Lado A, Lado B, o jornal será apresentado pelos irmãos gêmeos Juliano e Pedro Labigalini, de 16 anos. Toda sexta-feira, às 16h, eles vão resumir e comentar as principais notícias publicadas no jornal durante a semana em um vídeo de até 3 minutos.

PUBLICIDADE

O lançamento do jornal no YouTube é mais uma iniciativa de valorização das plataformas digitais do Estadão. O programa foi inspirado nos vlogers, canais que trazem vídeos caseiros, populares entre o público jovem.

“Os jovens se informam pelos meios digitais, principalmente pelo YouTube. Vamos levar o conteúdo do Estadão para esse canal, com uma linguagem totalmente adaptada para este público”, disse o editor executivo de conteúdos digitais do Estadão, Luis Fernando Bovo. “O Juliano e o Pedro representam esse público. Ninguém melhor para falar com os jovens do que eles mesmos.”

Assim como os vlogs de maior sucesso no País, o Lado A, Lado B será gravado na casa dos adolescentes, pelos próprios jovens. Pedro e Juliano leem o jornal e o site do Estadão durante a semana e escolhem as notícias mais interessantes para comentar no programa. “Escolhemos três notícias. Uma mais séria, outra mais leve e uma divertida”, disse Juliano.

Na primeira edição do programa, que vai ao ar nesta sexta-feira, os irmãos vão falar sobre o surto da gripe H1N1 no Brasil, sobre o processo de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer, e sobre a vitória do time brasileiro Luminosity Gaming no campeonato de Counter Strike, um dos games mais populares do mundo.

Perfil. Pedro e Juliano estudam no colégio Anglo, de Cotia (SP), e estão no segundo ano do ensino médio. Além de frequentarem a escola, também fazem aula de circo e treinam swordplay, um esporte inspirado em lutas medievais. Ambos gostam de ouvir heavy metal e estão tentando montar sua própria banda. Pedro toca guitarra e, Juliano, baixo.

Os gêmeos já escrevem sobre assuntos diversos há um ano e meio na coluna semanal Duplamente, publicada no site do Jornal D’Aqui, de Cotia.

Publicidade

Eles dizem que a coluna e o programa no canal do YouTube do Estadão são um hobby e um estímulo para acompanhar o noticiário ao longo da semana. “Não descartamos estudar jornalismo, mas, se fosse hoje, nós dois faríamos vestibular para direito”, diz Pedro.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.