PUBLICIDADE

Publicidade

Ex-secretário da Previdência tira dúvidas sobre reforma da Previdência

O professor de economia José Roberto Savoia responde leitores do 'Estado' em entrevista pelo Facebook, nesta quarta-feira, 23

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O texto-base da reforma da Previdência aprovado no Senado nesta terça-feira, 22, muda os parâmetros para a aposentadoria no País. Agora, será necessário ter uma idade mínima de 65 anos (homens) e de 62 anos (mulheres) para se aposentar. Para quem já está no mercado de trabalho, haverá regras de transição. 

A mudança retira o País de um grupo restrito de nações que ainda permite a concessão do benefício considerando apenas o tempo de contribuição, característica que, segundo a área econômica do governo federal, privilegia trabalhadores de maior renda. 

Jose Roberto Savoia, professor da FEA-USP, durante debate a reforma da Previdência no estúdio da TV Estadão no jornal O Estado de S. Paulo Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO

PUBLICIDADE

A votação em segundo turno no Senado teve 60 votos a favor e 19 contra. Os senadores deixaram para esta quarta-feira, 23, a análise de outros dois desses destaques, que podem provocar mudanças em aposentadorias especiais.

As novas regras passam a valer quando o Congresso promulgar a reforma. Segundo o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, isso deve ser feito em até 10 dias.

Para ajudar o leitor do Estadão a entender as mudanças, a editoria de Economia entrevistou nesta quarta, às 10h30, José Roberto Savoia, professor de economia e ex-secretário adjunto da Previdência durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. As perguntas foram enviadas pelos leitores pelo Facebook da editoria.  Confira a íntegra da entrevista, veiculada no Facebook:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.